Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O amor de si

«Sem amor de si também não é possível o amor pelos outros. O ódio por si mesmo é exatamente idêntico ao egoísmo mais explícito, e no fim de contas conduz ao mesmo cruel isolamento, ao mesmo desespero.»

«Ama o teu próximo como a ti mesmo», adverte o livro bíblico do Levítico, numa frase retomada inclusive por Jesus. E, efetivamente, se alguém não está em paz consigo próprio, dificilmente consegue ser compreensivo e generoso com os outros.

É o que anota o escritor Hermann Hesse (1877-1972) no seu romance “O lobo das estepes”, uma obra – como outras deste autor – sempre presente nas livrarias, talvez com algum excesso de popularidade e fama.

É um facto que a sua observação é pertinente; só que alcançar o justo equilíbrio entre um amor de si que não degenere em egoísmo e uma distância que não seja ódio masoquista é uma empresa delicada.

Certo é que a pessoa incapaz de se amar e aparentemente inclinada para o desprezo de si, na realidade esconde muitas vezes uma forma de autodefesa e de egoísmo.

Talvez esteja, mais ou menos inconscientemente, convencida de não ser estimada, de ser incompreendida, de ser rechaçada, e assim, lentamente, precipita-se nesse isolamento que é praticado igualmente por quem está convencido que é superior a todos ou de quem está preocupado apenas em tratar de si próprio e do seu relativo sucesso.

É então necessária uma calibragem da relação connosco próprios, sem cair nos dois extremos do ódio de si e da egolatria. Mas para o fazer, o primeiro passo é conhecer-se com objetividade através de uma paciente reflexão, no controlo de si e com o conselho oferecido por quem é verdadeiramente amigo ou guia espiritual.


 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
in Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: 246002455/Bigstock.com
Publicado em 30.08.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos