Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Novo curso sobre bases da fé cristã combina livros com apoio pela Internet

Novo curso sobre bases da fé cristã combina livros com apoio pela Internet

Imagem snowing/Bigstock.com

O Centro de Formação a Distância do patriarcado de Lisboa inicia em janeiro um conjunto de cursos sobre os fundamentos da fé cristã, que combina um manual em livro impresso com o apoio através da Internet, adaptando-se à disponibilidade horária dos estudantes.

A proposta destina-se «a todos os que desejam aprofundar a sua fé cristã, preparar-se para uma ação pastoral qualificada nas suas comunidades e testemunhar a fé na sociedade em que vivem», explica uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

No primeiro dos dois anos da formação, designada “Mensagem cristã e especialidades”, são indicados quatro cursos, correspondentes aos quatro volumes da obra “Mensagem cristã”: “Revelação e fé”, “Bíblia e Jesus Cristo”, “Igreja e sacramentos” e “Moral cristã”.

O primeiro curso, sobre “Revelação e fé”, inicia-se a 15 de janeiro, abordando temas «como o sentido da vida, o mistério do Homem e o mistério de Deus, o ateísmo, a relação entre a ciência e a fé, os desafios atuais para a transmissão da fé, quem é Jesus Cristo, como a Encarnação e a Ressurreição são fundamentais para a fé cristã, como entender o Espírito Santo, qual o papel de Maria na História da Salvação».

Cada manual, preparado para que o aluno «possa assimilar os conteúdos sem a presença de um professor», é entregue aquando da confirmação do pagamento da inscrição, sendo enviado por correio ou entregue em mão caso a inscrição seja presencial.



A plataforma digital aproxima os cursos da «vida quotidiana dos alunos», permitindo «conciliar com o estudo as atividades profissionais e os deveres familiares e sociais»



O segundo ano, dedicado às “Especialidades”, compreende quatro etapas: “Catequética fundamental”, “Elementos gerais de Liturgia”, “Iniciação à ‘lectio divina’” e “Ano litúrgico”.

O apoio pela Internet, que complementa os manuais, passa pela disponibilização de «textos de apoio, documentos pontifícios, vídeos educativos e tutoriais, assim como a assistência “online” de tutores que garantem a orientação do estudo, e um seminário final presencial».

«O professor-tutor acompanha o aluno durante todo o curso, disponibilizando a cada semana apoio tutorial e pedagógico para cada Unidade Didática, para além do acompanhamento diário através dos fóruns e chat da plataforma Edinet, mas também por email, telefone ou até de modo presencial», especifica o Centro de Formação a Distância.

Cada unidade temática, que decorre durante 14 a 16 semanas, é acompanhada de exercícios a avaliar pelo professor-tutor, terminando com uma sessão presencial - «seminário de globalização» - que não é obrigatória para a aprovação.

A organização destaca que a plataforma digital aproxima os cursos da «vida quotidiana dos alunos – uma vida com múltiplas solicitações –, sendo por isso um ótimo contributo para uma formação cristã de base e catequética que permite conciliar com o estudo as atividades profissionais e os deveres familiares e sociais».

As inscrições já abriram para o curso que começa a 15 de janeiro, estando previstas «condições especiais para párocos, congregações e movimentos».



 

SNPC
Publicado em 30.12.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos