Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Nova coleção de DVD revela história, arte e cultura do Vaticano e seus museus

Nova coleção de DVD revela história, arte e cultura do Vaticano e seus museus

Imagem Capa | D.R.

É apresentada hoje a coleção de DVD "À descoberta do Vaticano e dos Museus do Vaticano. História, arte e cultura", produzido pela televisão e gabinete de Comunicação da Santa Sé, em parceria com a estação televisiva italiana RAI.

«O produto, formado por 12 episódios, representa uma viagem completa ao interior do Vaticano, à descoberta dos tesouros de arte e da cultura que o pequeno Estado guarda», explicou Elisabetta Sola, do gabinete de Comunicação, à agência SIR.

O narrador, Alberto Angela, divulgador científico, «move-se nos vários espaços para conduzir o olhar do espetador a descobrir tesouros escondidos ou a observar, com nunca até agora, obras de arte de imenso valor. A capacidade divulgativa de Angela incentiva o espetador ao aprofundamento, estimulando perguntas às quais a narração oferece depois respostas».

«Na viagem ao Vaticano quisemos restituir o sentido de um Estado que vive o quotidiano, apesar da sua excecionalidade, e fizemo-lo não só mostrando os lugares, mas encontrando os protagonistas, ou seja, aqueles que o habitam, aqueles que dele cuidam», acrescentou.

Nos museus a produção recorreu a «avançadas tecnologias para capturar olhares particulares, para mostrar as obras de modo inédito», tendo obtido depoimentos dos curadores das várias coleções, privilegiando a «competência e a paixão», bem como de peritos externos aos espaços museológicos.

As filmagens foram realizadas com o público presente nas salas, mas na maior parte do tempo decorreram à noite, com os museus fechados, referiu a responsável, adiantando que a segurança das obras de arte exigiu procedimentos totalmente diferentes em relação a uma produção normal, nomeadamente quanto ao movimento dos carrinhos de suporte das câmaras.

«O objetivo foi garantir ao espetador uma fruição altamente agradável, a partir de uma perspetiva mesmo tempo técnica e divulgativa, construindo uma narração decerto envolvente. Em resumo, um produto acessível de elevado valor cultural», realçou Elisabetta Sola.

A coleção de seis DVD, cada qual com duração superior a 100 minutos, está disponível em oito línguas (italiano, inglês, francês, espanhol, alemão, russo, mandarim e japonês), ao preço de 51,99 €.

O diretor do Centro Televisivo do Vaticano, Stefano D'Agostini, declarou que a sua equipa está motivada para desenvolver o tema da fé através do cinema e do audiovisual, e revelou que estão em preparação «outros grandes projetos», com «o envolvimento de conhecidos profissionais internacionais», mas não adiantou detalhes.



 

Fonte: SIR
Trad. / edição: SNPC
Publicado em 19.05.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos