Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

No deserto

«Quem se senta no deserto e se preocupa com a quietude do seu coração fica dispensado de três batalhas: com a audição, com a palavra, com a vista. Resta-lhe apenas uma a combater: com o seu coração.»

Setenta por cento da superfície terrestre está coberta por desertos áridos ou glaciais. O processo de desertificação avança a ritmo persistente e, em conjunto com a seca, absorve anualmente 12 milhões de hectares, ou seja, 23 hectares por minuto.

O deserto é, todavia, um símbolo em muitas culturas; é-o sobretudo na antiga espiritualidade dos chamados “padres do deserto”. E é ao mais célebre deles, Santo António, que é atribuída a frase que propomos.

Hoje a locução “sentar no deserto”, por ele usada, não evoca tanto a postura típica dos beduínos, imóveis nesses espaços solitários. Ela é antes de tudo sinónimo de “contemplar”.

É neste sentido que se torna clara a lição de Santo António. Pode facilmente vencer-se uma luta tríplice quando se está na solidão; a audição não fica suja de palavras vãs e vácuas, a boca não emite murmurações e vulgaridades, o olhar não tem diante de si imagens provocadoras e perturbadoras.

Ainda assim não é suficiente para se ficar na perfeita serenidade. É preciso, com efeito, combater a batalha do coração. É dele que flúem – como já dizia Jesus – todas as intenções perversas, e é por isso que não basta o silêncio exterior, a paragem, para se estar na paz interior.

Deve-se, antes, iniciar finalmente uma obra de purificação e de libertação do coração, ou seja, da consciência, para que torne a ser fonte de amor, de luz, de confiança, de pureza.


 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: alexeys/Bigstock.com
Publicado em 06.09.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos