Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Grândola

Música e espiritualidade da Paixão de Cristo na primeira encenação dramática do Festival Terras Sem Sombra

A companhia espanhola Nao d’Amores apresenta este sábado, na igreja matriz de Grândola, a recriação de uma cerimónia litúrgica que se celebra anualmente, desde a Idade Média, na famosa igreja de São Justo, em Segóvia.

O projeto dirigido por Ana Zamora está integrado no festival de música sacra Terras Sem Sombra, promovido pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese de Beja, que pela primeira vez nas suas dez edições apresenta uma encenação dramática.

"Misterio del Cristo de los Gascones" constitui a peça emblemática de Nao d'Amores, companhia de profissionais oriundos do teatro clássico, das marionetas e da música antiga.

Trata-se da recriação de uma cerimónia litúrgica associada à imagem do "Cristo de los Gascones", escultura da época românica, em madeira policromada, com os braços articulados.

Segundo a lenda, a efígie de Cristo Crucificado foi para Segóvia trazida por viajantes gascões, ao dorso de uma égua cega que, ao chegar às portas da igreja de São Justo, aí estacou e morreu.

A dramaturgia foi concebida a partir de textos dos séculos XV e XVI, de vários autores, tendo como base uma estrutura musical que alterna música litúrgica e profana, com destaque para obras originais dos repertórios medieval e renascentista, desde o Nascimento até à Ressurreição e Ascensão, a maioria relacionados com o Planctus Mariæ (Lamentações da Virgem).

A partir das 21h30, com entrada livre, vai ser possível ver as marionetas e ouvir as vozes de Elena Rayos, David Faraco, Alejandro Sigüenza e Nati Vera, acompanhadas por instrumentos medievais: viola da gamba, vihuela, sanfona, flautas, cromorno, charamela, espineta e gaita-de-foles.

No dia após o espetáculo, domingo, o Terras Sem Sombra promove a partir das 10h30 uma ação de sensibilização e salvaguarda da biodiversidade na Herdade das Barradas da Serra, aberta a adultos e crianças.

 

 

 

© SNPC | 10.04.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemMisterio del Cristo de los Gascones
Foto: D.R.

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página