Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Museu de Lisboa lançou livro e organiza colóquio sobre Santo António

São 162 as obras de 22 freguesias de Lisboa que comparecem no livro “Tronos de Santo António”, lançado esta quinta-feira no Museu de Lisboa – Santo António.

O município lisboeta organizou em 2017 a terceira edição dos Tronos de Santo António, da qual resultam os trabalhos agora editados no volume.

No mesmo dia abriram as inscrições para participar na edição deste ano da exposição de rua dos Tronos, que ocorre em junho, durante as Festas de Lisboa.

O Museu oferece as estruturas, cabendo aos participantes decorá-los e colocá-los à vista, na rua, portas ou janela, durante junho.

No sábado, 5 de maio, o Museu de Lisboa organiza um colóquio sobre as festas do padroeiro principal da cidade e secundário de Portugal.

A iniciativa «reúne especialistas da História e da Antropologia para refletir sobre a importância de Santo António no quotidiano da cidade e da festa como elemento de identidade cultural profundamente enraizado na memória bairrista dos lisboetas».

«Celebrado em Lisboa desde que foi declarado santo em 1232, a festa religiosa de Santo António cedo se alargou a uma devoção popular que junta o sagrado e o profano, festejado com fogos de artifício, descantes, sortes e quadras de amor», refere a autarquia.

O encontro, que decorre nos Paços do Concelho, tem entrada livre, sujeita a inscrição.

 

Programa

10h00
Receção e sessão de abertura

11h15
Painel 1
"Santo António: breve aproximação ao seu percurso vivencial" (Margarida Garcez Ventura, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
"A Sé de Lisboa e o estilo “romano-bizantino”: arquitetura, restauro e historiografia no 7º Centenário do nascimento de Santo António (1895)" (Paulo Simões Rodrigues, Universidade de Évora)
"Um Centenário polémico: Santo António como elemento de discórdia política" (António Ventura, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Moderação: Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa de História)

12h30
Debate

15h50
Painel 2
"Meu caro santo Antoninho, Acode-me ao Zé Povinho ou o Santo António à Rafael Bordalo Pinheiro" (Pedro Bebiano Braga, Museu Bordalo Pinheiro)
"Tradições e festas do Santo de Lisboa” (António Miranda, CML-Direção Municipal de Cultura)
“Devoções Profanas a Santo António - Alfama 2017” (Rui Alberto Coelho, Museu de Lisboa)
Moderação: Hermenegildo Fernandes (Diretor do Centro de História da FLUL)

16h30 
Debate
Encerramento



Imagem Mauro Costa Pereira (na foto Tamara, Mauro e Tiago) | "Tronos de Santo António 2017", ed. Câmara Municipal de Lisboa



Imagem Associação Ester Janz | "Tronos de Santo António 2017", ed. Câmara Municipal de Lisboa



Imagem Maria da Luz Soares | "Tronos de Santo António 2017", ed. Câmara Municipal de Lisboa



Imagem Teresa Rebelo | "Tronos de Santo António 2017", ed. Câmara Municipal de Lisboa



Imagem Maria de Lurdes Raposo (na foto Maria de Lurdes e Magda Raposo) | "Tronos de Santo António 2017", ed. Câmara Municipal de Lisboa



Imagem Festas de Santo António | Alberto Carlos Lima | C. 1940 | Arquivo Municipal de Lisboa/Arquivo Fotográfico



Imagem Sétimo Centenário de Santo António – Festejos populares na Praça da Figueira | Litografia colorida | 1895 | MA.GRA.120



 

SNPC
Imagem: Mauro Costa Pereira (na foto Tamara, Mauro e Tiago) | "Tronos de Santo António 2017", ed. Câmara Municipal de Lisboa
Publicado em 04.05.2018

 

Inscrição: santoantonio@museudelisboa.pt ou 218 860 447

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos