Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Multiplicação dos pães nas patenas dos 1000 anos da catedral de Estrasburgo

Imagem Catedral de Estrasburgo | Foto: Rebecca Kennison | D.R.

Multiplicação dos pães nas patenas dos 1000 anos da catedral de Estrasburgo

É habitual descobrir, no coração das igrejas, tesouros de ourivesaria relativos a cálices e taças dos séculos passados. Menos frequente é a criação contemporânea destas obras de arte.

Por ocasião dos mil anos do início da construção das fundações (1015-2015), os responsáveis da catedral de Estrasburgo, em França, decidiram dotar a igreja de um novo conjunto litúrgico que inclui um grande cálice e uma dezena de taças destinadas às hóstias.

A iniciativa resultou de uma parceria entre o arcebispo de Estrasburgo, a paróquia da catedral e uma escola de artes, associando ao projeto jovens designers.

 

Imagem© www.cathedrale-strasbourg-2015.fr

Após o processo de descoberta dos desafios, utilização e regras litúrgicas inerentes à encomenda, vários estudantes envolveram-se em pesquisas cada vez mais aprofundadas.

Dois professores coordenaram as experiências, e em janeiro deste ano três criadores apresentaram os seus projetos finais ao júri precidido pelo arcebispo de Estrasburgo, D. Jean-Pierre Grallet.

Pela força simbólica e pureza de formas, a escolha recaiu no trabalho de Caroline Manowicz, aluna do 4.º ano de Design. O conjunto foi utilizado pela primeira vez a 6 de setembro, na missa em que se assinalou o encerramento das celebrações dos mil anos.

 

Imagem© www.hear.fr

O cálice muito aberto convida os padres a comungar juntos por intinção. As patenas, para a distribuição das hóstias, são apresentadas no altar como um só objeto. A seguir, os padres "desfolham" este conjunto, que se desmultiplica em dez.

Esta multiplicação visual evoca o milagre da multiplicação dos pães por Jesus, relatado por Mateus e Marcos nos Evangelhos.

 

Imagem© www.cathedrale-strasbourg-2015.fr

O conjunto é realizado em cobre revestido a ouro rosa. Cada peça repousa sobre uma "fundação" em grés rosa, também usado na catedral de Estrasburgo que se prolonga pelo pé do cálice e da taça que suporta as nove patenas.

 

 

In "Narthex"
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 17.09.2015

 

 
Imagem Catedral de Estrasburgo | Foto: Rebecca Kennison | D.R.
O cálice muito aberto convida os padres a comungar juntos por intinção. As patenas, para a distribuição das hóstias, são apresentadas no altar como um só objeto. A seguir, os padres "desfolham" este conjunto, que se desmultiplica em dez
O conjunto é realizado em cobre revestido a ouro rosa. Cada peça repousa sobre uma "fundação" em grés rosa, também usado na catedral de Estrasburgo que se prolonga pelo pé do cálice e da taça que suporta as nove patenas
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos