Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Melodia tradicional sobre nascimento do Menino inspira «Música para poema de Natal”

Melodia tradicional sobre nascimento do Menino inspira «Música para poema de Natal”

Imagem Mi.Ti./Bigstock.com

O Santuário de Fátima estreia no próximo domingo a obra “Música para poema de Natal I”, de Fernando Valente, que «integra uma melodia tradicional sobre o nascimento do Menino recolhida em Arouca».

No concerto com entrada livre, que se realiza às 15h00 no Centro Pastoral de Paulo VI, o Conservatório de Música do Porto interpretará também peças de Eurico Carrapatoso, Fernando Lapa e Edward Elgar, refere uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O diretor do Conservatório de Música do Porto, António Moreira Jorge, espera que «a partilha musical», com cerca de 290 pessoas, entre alunos, pais, professores e funcionários, «aqueça os corações de todos quantos nele participam».

Natural do concelho de Arouca, Fernando Valente diplomou-se em Composição e é docente. Foi membro do Coro da Sé Catedral do Porto, que acompanhou ao órgão, e fez parte da sua direção artística.

Como compositor, tem obras para instrumentos solistas e para diversas formações de câmara e orquestra, colaborando regularmente na revista “Libellus Usualis”, no domínio da música sacra e litúrgica.

O concerto integra-se na celebração do centenário das Aparições e Fátima, que coincide com os 100 anos da escola de música portuense, atualmente frequentada por mais de mil alunos e por onde passou «um número significativo» de intérpretes, compositores, diretores de orquestra e professores.



 

Rui Jorge Martins
Publicado em 13.12.2016

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos