Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Marcelo Rebelo de Sousa e Ramalho Eanes debatem ação do papa Francisco como líder político-moral

Marcelo Rebelo de Sousa e Ramalho Eanes debatem ação do papa Francisco como líder político-moral

Imagem Marcelo Rebelo de Sousa e papa Francisco | Vaticano, 17.3.2017 | D.R.

Dois presidentes da República, o atual, Marcelo Rebelo de Sousa, e Ramalho Eanes, o primeiro eleito após a transição para o regime democrático ocorrida a 25 de abril de 1974, vão participar num debate sobre o papa Francisco.

A sessão, intitulada "Francisco papa: líder político-moral global", realiza-se a 2 de maio, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, às 18h30, no âmbito do lançamento do livro "Desafios à Igreja e ao mundo", do padre Anselmo Borges, publicado pela Gradiva.

No debate intervém Adriano Moreira, presidente do Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa e distinguido pela Igreja católica em Portugal, através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, com o prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes.

Na sessão marcam igualmente presença Isabel Allegro de Magalhães, professora da Universidade de Lisboa, o padre biblista Carreira das Neves, membro da Academia das Ciências de Lisboa, e Anselmo Borges, enquanto moderador, acrescenta a editora.

O mesmo tema será debatido na próxima quarta-feira, 26 de abril, em Vila Nova de Gaia, com a participação do professor universitário Frederico Lourenço, que se encontra atualmente a traduzir a Bíblia para português a partir do grego e que foi distinguido com o Prémio Pessoa 2016.

O escritor Pedro Mexia, o museólogo Delfim Sousa e o padre Anselmo Borges são também convidados no encontro, que se realiza na capela do convento de Corpus Christi, anuncia o Diário de Notícias.

Quando chegar a Portugal, a 12 de maio, à base aérea de Monte Real, o papa Francisco terá uma audiência com Marcelo Rebelo de Sousa, antes de presidir às celebrações dos 100 anos das aparições da Virgem Maria na Cova da Iria.

«Eu terei oportunidade de acompanhá-la [visita do papa] de perto, até porque tenciono estar em Fátima na noite de dia 11, portanto acompanharei de perto tudo o que se for passando do dia 11 para o dia 12, ao longo do dia 12, do dia 12 para o dia 13 e ao longo do dia 13. No caso do dia 12, como do dia 13, também lá estará o senhor primeiro-ministro", revelou Marcelo Rebelo de Sousa a 5 de abril.

O presidente da República apresenta esta segunda-feira o livro "Papa Francisco - A revolução imparável", dos jornalistas António Marujo e Joaquim Franco, editado pela Manuscrito, pelas 18h00, na igreja do convento de S. Domingos, em Lisboa, junto à estação de metropolitano do Alto dos Moinhos.



 

SNPC
Publicado em 23.04.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos