Capa (det.) | D.R.
Com o disco intitulado "A wondrous Mystery", o grupo vocal Stile Antico regressa às músicas renascentistas "a cappella" para o tempo do Natal, após o sucesso obtido com o álbum "Puer natus est", dedicado aos compositores ingleses ativos sob a dinastia Tudor.
O novo projeto concentra-se nos autores "continentais" do séc. XVI, de confissão quer luterana quer católica, e foi construído em torno da missa "Pastores quidnam vidistus", do flamengo Jacobus Clemens non Papa (c. 1510-1555), que edifica as secções deste suntuoso trabalho litúrgico utilizando a "parodia".
Para esta técnica, vozes múltiplas extraídas de uma composição preexistente, o agrupamento londrino composto por 12 membros sem maestro toma como modelo um moteto homónimo em cinco partes, cujo material temático aflora por diversas vezes durante todo o desenvolvimento da obra.
Contraforte ideal desta página caracterizada por uma marca de austera solenidade, o "Magnificat" a cinco tons de Hieronymus Praetorius (1560-1629) parece abrir-se para as instâncias protobarrocas, incluindo no seu interior os arranjos a duplo coro dos cantos populares "In dulci jubilo" e "Josef lieber, Josef mein".
Estas duas pedras angulares são intercaladas por trechos de músicos mais ou menos conhecidos, como Michael Praetorius (1571-1621) - sem parentela com Hieronymus -, Hans Leo Hassler (1564-1612) e Johannes Eccard (1553-1611).
Entre eles, esconde-se uma verdadeira pérola oculta: o moteto a cinco vozes "Mirabile mysterium", de Jacob Handl, também conhecido como Jacobus Gallus (1550-1591), que é uma autêntica joia polifónica florescente de audácia compositiva, rica de cromatismos, dissonância e golpes de teatro harmónicos que evocam as audazes experimentações de Carlo Gesualdo.
Uma janela aberta para o "maravilhoso mistério" assinalado no título, que os jovens cantores ingleses desvelam com o habitual impecável domínio de cada meio técnico e expressivo; com a autoridade de uma marcada personalidade artística que lhes concede estar, por direito, entre os intérpretes mais acreditados do repertório renascentista.