Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Mal-estar

Imagem Untitled # 20 (det.), da série "Un Certain Malaise" | Rodrigo Amado | 2008 | D.R.

Mal-estar

O carácter muda desde que se observem quatro condições: 1. Estar consciente do estado de sofrimento em que nos encontramos. 2. Reconhecer a origem do nosso mal-estar. 3. Admitir que existe uma maneira para ultrapassar esse mal-estar. 4. Aceitar a ideia de que, para ultrapassar esse mal-estar, devem fazer-se nossas certas normas de vida e mudar a maneira de viver atual.

Hoje proponho «quatro condições» para a formação do próprio carácter sugeridas pelo psicanalista Erich Fromm (1900-1980), extraídas daquela que foi uma das suas obras mais lidas, "Ter ou ser?" (1976).

Há um vocábulo que atravessa as linhas citadas, a palavra «mal-estar». Trata-se de uma sensação dificilmente definível: não é o simples mal físico, a indisposição que pode ser diagnosticada e curada. O mal-estar, que muitas vezes é atribuído não só a cada pessoa singular, mas também a toda uma geração, é uma inquietação, uma perturbação, um desconforto, uma insatisfação, um descontentamento, e ainda mais, que mina a alma e torna a vida privada de sabor.

Jovens e idosos, pessoas simples e cultas, crentes e agnósticos experimentam este estado de ânimo e, com frequência, não conseguem libertar-se. Alguns dos conselhos de Fromm são dados como adquiridos. Eu assinalarei sobretudo o último, o mais árduo.

Para reencontrar o gosto na vida é preciso, com labor, percorrer o caminho dos compromissos, dos vínculos, das obras, deixando-se também guiar por uma mão segura. É preciso saber agarrar alguma coisa que está fora de nós, emergindo das areias movediças. Neste sentido, o renascimento religioso e a aplicação constante podem ser a rocha a que segurar-se para voltar a erguer-se.

 

P. [Card.] Gianfranco Ravasi
In "Avvenire"
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 02.05.2016

 

 
Imagem Untitled # 20 (det.), da série "Un Certain Malaise" | Rodrigo Amado | 2008 | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos