Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Lourdes Castro recebe Prémio Árvore da Vida na Capela do Rato

Imagem Anjo de Berlim (det.) | Lourdes Castro | Capela do Rato, Lisboa | D.R.

Lourdes Castro recebe Prémio Árvore da Vida na Capela do Rato

A artista plástica Lourdes Castro recebe este sábado, 11 de julho, em Lisboa, o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes/2015, atribuído pela Igreja católica para realçar um percurso ou obra que refletem o humanismo e a experiência cristã.

A sessão de entrega, aberta ao público, decorre às 11h00, na Capela do Rato, coordenada pelo padre e poeta José Tolentino Mendonça, espaço que exibe, por trás do altar, "Anjo de Berlim", sombra exposta em grande painel criado pela autora madeirense.

A distinção, atribuída simbolicamente a 29 de maio, durante a 11.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, realizada em Fátima, será agora entregue pessoalmente a Lourdes Castro pelo cón. João Aguiar, presidente do Conselho de Gerência do Grupo r/com (Renascença), que patrocina o prémio no valor de 2 500 euros.

O programa conta também com a intervenção do diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, José Carlos Seabra Pereira.

Entre os argumentos que contribuíram para a escolha encontra-se o facto de Lourdes Castro ter longa e representativa carreira, que, com ancoragem na década de 60, alcança progressiva notoriedade em Portugal e no estrangeiro, sendo reconhecida como figura cimeira pelos seus pares e pelos melhores estudiosos e críticos das artes visuais.

O júri do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, atribuído pelo 11.º ano consecutivo, sublinhou igualmente que o louvor do dom da vida na atualização da autonomia dos valores estéticos tem passado, na obra de Lourdes de Castro, por uma poética da espiritualidade cristã.

A artista plástica nascida em 1930 encontra-se em Lisboa no âmbito da exposição "Lourdes Castro - Todos os Livros", que vai ser inaugurada esta quinta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, com curadoria de Paulo Pires do Vale.

A mostra, que se prolonga até 26 de outubro, reúne cerca de 40 livros de artista que Lourdes Castro produziu desde os anos 50 até hoje, muitos deles nunca expostos, refere a Fundação, acrescentando que entre os inéditos é apresentado "Un Autre Livre Rouge", feito em Paris no início dos anos 70, em colaboração com Manuel Zimbro.

No dia da inauguração é exibido o documentário "Lourdes Castro - Pelas Sombras" (83'), da cineasta Catarina Mourão, filme que em 2010 venceu o Prémio Árvore da Vida, atribuído pelos Secretariados Nacionais da Pastoral da Cultura e das Comunicações Sociais no festival de cinema independente IndieLisboa.

A exibição, marcada para as 18h00 no Auditório 3, é seguida de conversa com Lourdes Castro, Catarina Mourão e Paulo Pires do Vale.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 07.07.2015

 

 

 
Imagem Anjo de Berlim | Lourdes Castro | Capela do Rato, Lisboa | D.R.
O júri do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, atribuído pelo 11.º ano consecutivo, sublinhou igualmente que o louvor do dom da vida na atualização da autonomia dos valores estéticos tem passado, na obra de Lourdes de Castro, por uma poética da espiritualidade cristã
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos