Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Coimbra

Ator brasileiro Lima Duarte vem a Portugal para ler sermões do Padre António Vieira

O ator brasileiro Lima Duarte vai estar em Coimbra a 25 de novembro para participar nas comemorações dos 350 anos do "Sermão de Santa Catarina", o único que o Padre António Vieira pregou na cidade, em 1633, na Real Capela de S. Miguel.

Lima Duarte, que às 19h00 lê no mesmo espaço alguns sermões do Padre António Vieira, interpreta o orador jesuíta no filme “Palavra e Utopia”, do realizador Manoel de Oliveira, estreado em 2000.

A película vai ser exibida no mesmo dia, às 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente, com introdução de Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, revela a Universidade de Coimbra, que organiza a iniciativa.

As comemorações começam às 17h00 no auditório da Reitoria, com a apresentação da "Obra Completa do Padre António Vieira", editada pelo Círculo de Leitores e coordenada por José Eduardo Franco e Pedro Calafate, que estarão presentes.

A sessão conta com as intervenções do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, José Pacheco Pereira, historiador e comentador político, António Almeida Santos, antigo presidente da Assembleia da República, e Miguel Seabra, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Após a abertura decorre a conferência "Vieira, Coimbra e os Jesuítas", por João Francisco Marques, também no auditório da Reitoria, seguindo-se, na Capela de S. Miguel, a leitura de Lima Duarte, com a execução de peças de órgão por Paulo Bernardino.

«Os 350 anos do Sermão de Santa Catarina constituem um pretexto para a muito merecida homenagem a este nome maior da língua e da cultura portuguesas. Poder fazê-lo com um programa que junta os dois lados do Atlântico - evocando as viagens do próprio Vieira - e que congrega representantes de várias universidades portuguesas é, de facto, um privilégio», declarou a vice-reitora da Universidade de Coimbra.

Clara Almeida Santos, responsável pelas áreas de Cultura e Comunicação da instituição, espera que o dia 25 de novembro de 2013 seja «uma data muito marcante, que fará justiça a esse outro 25 de novembro de 1663», dia em que o Padre António Vieira pregou o "Sermão de Santa Catarina" em Coimbra.

Cartaz

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 18.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoLima Duarte a interpretar
o Padre António Vieira
no filme "Palavra e utopia"

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página