Pastoral da Cultura em movimento
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

Júri católico no Festroia distingue "Coração de leão"

O júri católico presente na 30.ª edição do festival internacional de cinema Festroia atribuiu este sábado o seu prémio ao filme "Coração de leão" ("Heart of a lion"), do cineasta finlandês Dome Karukoski, nascido em 1976.

Através de uma criação artística «notável», o filme de 99' centra-se naquele que constitui «um problema atual» na sociedade, «o crescimento da intolerância e racismo», refere o comunicado do júri da Signis - Associação Católica Mundial para a Comunicação.

Estreado em 2013, "Coração de leão" apresenta a história de um «nacionalista extremista que através do amor encontra o seu caminho de regresso à humanidade», num «processo de libertação e aceitação que denuncia a violência enquanto solução do conflito».

O júri foi composto pelo padre Daniel Nascimento, da diocese de Setúbal, Szabolcs Gebauer (Hungria) e Guido Convents (Bélgica).

A Signis, representada em Portugal pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, tem representações em mais de 100 países, marcando também presença em 40 festivais internacionais de cinema, como Veneza, Berlim, Cannes, San Sebastian, Zanzibar, Miami, Havana e Hong Kong.

O Festroia foi criado em 1985 como Festival Internacional de Cinema de Tróia, com a intenção de divulgar cinematografias desconhecidas do público português.

A “Secção Oficial”, avaliada pelo júri Signis, é composta por filmes de países que não produzem mais de 30 longas-metragens por ano.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 15.06.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Poster

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página