Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Jornadas de Teologia exibem documentário “O rosto de Maria na arte”

Jornadas de Teologia exibem documentário “O rosto de Maria na arte”

Imagem "Bodas de Caná" | D.R.

São cada vez mais as iniciativas da Igreja católica em Portugal que recorrem às expressões artísticas para complementar e aprofundar os conteúdos clássicos, como conferências e debates.

O caso mais recente revelar-se-á nas Jornadas de Teologia, no Porto, que decorrerão de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, dedicadas ao tema “«Fazei o que Ele vos disser»: Experiência e celebração da fé”, lê-se no programa enviado hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A encerrar o primeiro dia está prevista a exibição do documentário “O rosto de Maria na arte”, após as conferências “Maria na celebração dos mistérios de Cristo” e “A piedade mariana na evangelização” (Ildebrando Scicolone) e “Sentido e repetição: Sobre algumas formas tradicionais da devoção mariana” (Arnaldo de Pinho).

As jornadas, que se enquadram no centenário das aparições de Fátima (2017) e do plano pastoral da diocese portuense, «procurarão abordar a partir da mariologia um conjunto de temáticas, como a celebração da fé, a evangelização, a piedade mariana, o discipulado, o rosto materno da Igreja, o ecumenismo, a beleza da liturgia».

As conferências, que decorrem das 10h00 às 16h30, exceto o último dia, em que ocupam apenas a manhã, são inauguradas com o religioso beneditino Ildebrando Scicolone, professor do Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.

“Maria, a discípula amada nos escritos joaninos” (Bernardo d’Almeida), “A maternidade de Maria e o rosto materno da Igreja” (José Eduardo Borges de Pinho)”, “Maria na música sacra” (Tiago Ferreira) e “A pastoral litúrgica na diocese do Porto” (João Peixoto) são os temas agendados para 31 de janeiro.

O programa para 1 de fevereiro contempla as conferências “Mariofanias: Desvelamento de Cristo” (Abel Canavarro), “Maria no desafio de uma espiritualidade ecuménica” (Alexandre Freire Duarte) e “Olhar o peregrino, olhar o peregrinar: O Santuário de Nossa Senhora da Saúde da Serra” (Jorge Cunha, Helena Gil Costa).

A iniciativa organizada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, que se destina à comunidade académica, «mas também a todos aqueles que buscam as razões da sua fé», termina no dia 2 com “A liturgia e a fé: A dimensão performativa do rito” (Bernardino Costa, OSB).



 

Rui Jorge Martins
Publicado em 09.01.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos