Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura debate “A igreja na cidade”

Imagem Póster (det.) | D.R.

Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura debate “A igreja na cidade”

A segunda Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura, que decorre a 22 de outubro, em Lisboa, vai ser dedicada ao tema “A igreja na cidade”, contando com a participação de vários arquitetos, como Gonçalo Byrne, Luiz Cunha e Luís Vassalo Rosa.

Entre os convidados estão também Alfredo Teixeira, antropólogo, teólogo e compositor, e o cónego António Janela, pároco da igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, monumento nacional projetado pelos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas.

«Tradicionalmente e sociologicamente, a presença da igreja paroquial era elemento de referência agregador dos moradores na cidade que se estruturava em paróquias e freguesias. A relação do cidadão com a cidade evoluiu e com ela evoluíram as estruturas, a relação da Igreja com a cidade e das igrejas com a arquitetura», assinala o texto de apresentação da iniciativa.

A nota sublinha que «antes da arquitetura vem o programa que define a encomenda do projeto», que deve ter em conta «a evolução urbanística e suas regras, tanto quanto a evolução pastoral e litúrgica da Igreja e suas relações com a atualidade urbana e cultural».

O programa começa às 10h30 com o painel “Contextos”, composto pelas intervenções “A Igreja na cidade contemporânea” (Vassalo Rosa), “Como a cidade vive a igreja” (Alfredo Teixeira) e “Como a Igreja vive a cidade” (António Janela), que antecedem o debate.

Após o almoço, a partir das 15h00, inicia-se o painel “Formas”, com “Igreja aberta à cidade” (Luiz Cunha), “A Igreja no prédio: igreja do Cristo-Rei, Algés (1977)” (João Valério), “A Igreja no centro comercial: capela de Nossa Senhora das Amoreiras, Lisboa (1988) (João Alves da Cunha, membro do Grupo de Arquitetura do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura) e “A arquitetura de referência na cidade” (Gonçalo Byrne).

O encontro, com conclusão prevista para as 18h00, realiza-se no auditório da Ordem dos Arquitetos, junto ao Cais do Sodré. A inscrição, obrigatória, através da Ordem dos Arquitectos, tem o custo de 10 euros (5 euros para estudantes).

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 26.09.2016

 

 

 
Imagem Póster (det.) | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos