Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Escritor Jorge Reis-Sá coordena nova coleção de clássicos da literatura portuguesa da Paulus Editora

Imagem Capa de "Francisco de Assis" (det.) | D.R.

Escritor Jorge Reis-Sá coordena nova coleção de clássicos da literatura portuguesa da Paulus Editora

O escritor Jorge Reis-Sá é o coordenador da nova coleção de clássicos da literatura portuguesa da Paulus Editora, que terá como obras inaugurais duas reedições apresentadas pelo presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d'Oliveira Martins.

"Fátima - Graças-Segredos-Mistérios", de Antero de Figueiredo (192 pp., 12,90 €), narra a história das aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, em «estilo romanceado» caracterizado por «profunda espiritualidade», refere uma nota de imprensa enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O autor (1866-1953) qualificou a obra, prefaciada nesta edição pelo reitor do Santuário de Fátima, P. Carlos Cabecinhas, como «um livro de arte, sem propósitos apologéticos, teológicos ou filosóficos», pelo que não se trata «de uma história das aparições, embora elas sejam referidas e a mensagem explicitada».

"Francisco de Assis - Renovador da humanidade" (480 pp., 18,90 €), texto igualmente romanceado, assinado pelo jornalista e escritor Guedes de Amorim (1901-1979), com prefácio do religioso franciscano Vítor Melícias, OFM, integra também o lançamento da nova coleção.

Convertido ao catolicismo devido à figura de S. Francisco, o autor «teve a intuição de destacar do contexto de literatura romântica e trovadorescamente poética, a dimensão humanista e capacidade renovadora da mensagem daquele que “pelos pobres se fez pobre”».

A apresentação dos dois volumes decorre no Museu de São Roque, em Lisboa, a 29 de outubro, pelas 18h30, com a presença do coordenador da coleção.

Nascido em 1977, Jorge Reis-Sá é licenciado em Biologia; depois de quinze anos como editor, é agora consultor editorial. Como escritor, publicou prosa, poesia e crónicas. É co-autor, com o jornalista Henrique Cymerman, de "Francisco - De Roma a Jerusalém" (Clube do Livro SIC, Guerra & Paz, 2014).

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 23.10.2015

 

 

 
Imagem Capa de "Francisco de Assis" | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos