Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: "In principio: A Bíblia Medieval em diálogo com a pintura de Ilda David"

Imagem Capa (det.) | D.R.

Leitura: "In principio: A Bíblia Medieval em diálogo com a pintura de Ilda David"

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa, recebe esta quarta-feira o lançamento do livro "In principio: A Bíblia Medieval em diálogo com a pintura de Ilda David", com edição de Luís Correia de Sousa, sob a chancela Documenta.

A obra inclui textos de José Mattoso, Xavier van Binnebeke, Luís Correia de Sousa, José Tolentino Mendonça, Teresa Duarte Ferreira, Ana Cristina de Santana Silva e Lígia de Azevedo Martins, refere a página da BNP.

«A edição que, de certa forma, perpetua a exposição A Bíblia Medieval - do Românico ao Gótico (séculos XII-XIII)», patente até 21 de maio na Biblioteca Nacional, «reúne um conjunto de Bíblias medievais, pertencentes aos acervos da BNP, Biblioteca Pública de Évora e Biblioteca da Ajuda, e uma seleção de pinturas de Ilda David».

O livro «propõe uma reflexão em torno da importância do livro na Idade Média europeia, sublinhando um dos seus períodos mais marcantes, as décadas de transição entre os séculos XII e XIII, ao mesmo tempo que aponta as relações texto/imagem, como significativo impulsor no âmbito da criação artística, quer na época medieval, quer nos nossos dias».

«Objetos de arte e cultura, alguns destes códices acompanham-nos desde a fundação da nacionalidade e são testemunhos eloquentes da importância da cultura erudita no percurso histórico do Ocidente», sublinha a Biblioteca Nacional.

As páginas do livro concedem «natural destaque à imagem», reproduzindo «a quase totalidade dos manuscritos expostos, bem como vinte obras de Ilda David», pintora que assinou centenas de pinturas sobre a Sagrada Escritura, que podem ser vistas em livros como "Histórias escolhidas da Bíblia", "Pentateuco", "Cartas de S. Paulo" e "Bíblia Ilustrada" (8 vols.), todos editados pela Assírio & Alvim.

A exposição "A Bíblia medieval - Do Românico ao Gótico (sécs. XII-XIII) (em diálogo com a pintura de Ilda David)" expõe «alguns dos mais notáveis códices da Bíblia existentes em Portugal, constituindo uma oportunidade rara para observar este conjunto de obras reunidas».

"In principio: A Bíblia Medieval em diálogo com a pintura de Ilda David" será apresentado por Patricia Stirnemann (Institut de Recherche et d’Histoire des Textes - Paris).

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 09.05.2016

 

 

 
Imagem Imagem: D.R.
Objetos de arte e cultura, alguns destes códices acompanham-nos desde a fundação da nacionalidade e são testemunhos eloquentes da importância da cultura erudita no percurso histórico do Ocidente
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos