Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: As improvisações minimalistas de Ola Gjeilo

Imagem Capa (det.) | D.R.

Música: As improvisações minimalistas de Ola Gjeilo

Nascido em Oslo no ano de 1978. Ola Gjeilo estudou no Royal College of Music de Londres e obteve grau académico em Composição Clássica na Juilliard School de Nova Iorque, onde atualmente vive e trabalha.

A sua produção é maioritariamente dirigida ao repertório coral, quer sagrado quer profano, atravessando linguagens que representa uma eficaz mescla entre idiomas pertencentes ao mundo clássico, ao jazz e à música para cinema.

Na sequência do sucesso obtido com o disco "Northern lights", nomeado em 2012 o melhor álbum vocal clássico na rede iTunes, o artista norueguês publicou recentemente, para a etiqueta Decca, um CD dedicado a algumas obras centrais que oferecem uma abertura grande angular sobre o desenvolvimento da sua trajetória criativa.

Sentado ao piano e acompanhado pela Orquestra de Câmara de Londres, Gjeilo confia o coração dos seus trabalhos aos cantores dos reconhecidos conjuntos Tenebrae e Voces8, revelando um gosto musical e princípios inspiradores de ascendência norte-americana e, sobretudo, de raiz britânica.

«Desejei sempre que a minha música chegasse e tocasse no profundo da alma o maior número possível de pessoas, sem por isso ser superficial ou sentimental, mas de uma forma séria e edificante», declarou o compositor.

Estão assim perfeitamente enquadrados o minimalismo das improvisações ao piano sobre as harmonias "a cappella" do inicial "Ubi caitas", as novas reelaborações de movimentos da missa "Sunrise", o sucesso "Northern lights" (sobre textos extraídos do Cântico de Salomão) ou ainda a força impactante do trecho "Serenity" ("O magnum misterium").

Todas estas faixas resultam de uma vocação à simplicidade que se traduz num estilo caracterizado por fresca invenção melódica, pesquisa tímbrica e imediatez expressiva, para bandas sonoras com uma evidente conotação "visiva".

O conjunto Tenebrae foi um dos vencedores da edição de 2016 dos prémios atribuídos pela revista britânica BBC Music Magazine, pela gravação de motetes de Brahms e Bruckner, depois de já ter recebido o mesmo galardão pela Missa "Victoria Requiem, 1605".

 




 

Andrea Milanesi
In "Avvenire"
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 10.06.2016

 

Título: Ola Gjeilo
Intérpretes: Tenebrae, Voces 8, Chamber Orchestra of London, Ola Gjeilo
Editora: Decca
Duração: 47'32
Referência: 0289 478 8689 1

 

 
Imagem Capa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos