Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Igreja, Município e associação cultural unem-se para oferecer 19 concertos de Natal

Imagem

Igreja, Município e associação cultural unem-se para oferecer 19 concertos de Natal

A Câmara Municipal de Mafra, em parceria com a associação cultur'canto e a Igreja católica iniciam esta sexta-feira um ciclo composto por 19 concertos de Natal, de entrada livre, a decorrer em várias igrejas da região.

O "in'Natalis" é «uma iniciativa que abrange todas as freguesias do município, integrando um programa musical constituído por um vasto repertório dedicado à quadra do Natal», refere uma nota de imprensa enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O projeto, com a colaboração da Vigararia de Mafra, «tem como objetivo essencial levar a música de qualidade às freguesias do concelho, através da realização de diversos recitais, mantendo viva uma das mais bonitas tradições da época - a interpretação de obras e canções de Natal de todos os tempos».

Iniciado em 2014, o "in'Natalis" visa também «difundir e valorizar o património histórico-cultural do concelho, através da dinamização da prática musical de qualidade nas principais igrejas históricas de Mafra», refere a página da Junta de Freguesia.

O projeto pretende igualmente proporcionar «uma experiência musical autêntica, dirigida a toda a comunidade de forma gratuita», ao mesmo tempo que divulga «o trabalho e contributo notável dos grupos corais em prol da música erudita, assumindo um papel de destaque no testemunho da mensagem de Natal».

Os coros Públia Hortênsia, Allegro, Discantus, Grupo Coral de Queluz, Musicarte, Leal da Câmara, Mater Fidei, Ensemble Vocal da Universidade de Lisboa, Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa, Christus Ensemble, Arsis e Outros Cantos asseguram a programação até 13 de dezembro.

A agenda para os dias 18 a 20 inclui os agrupamentos Da Capo, Studium Conductus, Camerata Vocal de Torres Vedras, Regina Coeli de Lisboa, Magnificat, Liedertrio e Coro Municipal da Lourinhã.

Em alguns dos concertos serão interpretadas peças com recurso a órgãos históricos.

 

ImagemPrograma

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 02.12.2015 | Atualizado em 24.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos