Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, apresenta novo livro sobre Jesuítas e ciência em Portugal

Imagem Capa (det.) | D.R.

Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, apresenta novo livro sobre Jesuítas e ciência em Portugal

Henrique Leitão, distinguido com o Prémio Pessoa 2014, vai apresentar a 10 de fevereiro o novo livro “Ciência, prestígio e devoção – Os Jesuítas e a ciência em Portugal”, de Francisco Malta Romeiras.

Quando a Companhia de Jesus foi restaurada em Portugal, em meados do século XIX, a congregação percebeu que tinha de «ultrapassar as acusações de obscurantismo» resultantes das posições tomadas nos anos 1700 pelo Marquês de Pombal, para assim «reconquistarem a influência e o raio de ação» do passado, assinala a sinopse da obra publicada pela Lucerna.

«Da vontade de recuperar a sua credibilidade científica acabaria por nascer um grande investimento no ensino e na prática das ciências naturais nos seus colégios, nomeadamente no colégio de Campolide (1858-1910) e no Colégio de São Fiel (1863-1910), sendo esta última instituição o berço da revista “Brotéria”, «uma das mais importantes publicações científicas portuguesas do século XX», explica o resumo.

Ao contrário do que acontecia nos liceus portugueses o ensino dos colégios jesuítas «tinha uma forte componente experimental», lê-se na obra, que procura descrever o impacto que a ação da Companhia de Jesus teve para a ciência e educação científica em Portugal nos séculos XIX e XX.

A sessão de lançamento do volume (290 páginas, 16,85 euros), marcada para as 18h30 na Livraria Ferin, próximo do Chiado, conta também com a intervenção de Ana Simões, refere a nota de imprensa enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 05.02.2015

 

 

 
Imagem Capa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos