Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Futebol: Jogadores do "Mundial da Igreja" encontraram-se com papa Francisco

Jogadores e responsáveis técnicos que participaram no torneio de futebol Clericus Cup por equipas, reservado a padres e seminaristas, encontraram-se hoje com o papa Francisco, no termo da audiência geral realizada no Vaticano.

No encontro, que ocorreu a poucos dias da final, marcada para sábado, em Roma, estiveram reitores e capitães das 16 equipas finalistas - colégios e universidades pontifícias, bem como seminários -, em representação dos 370 jogadores de 70 nacionalidades inscritos no "Mundial da Igreja".

Entre a comitiva destacaram-se os capitães das duas equipas finalistas, o Pontificio Collegio Urbano (sempre presente na final desde 2014, tendo desde então ganho três vezes o campeonato) e os North American Martyrs, o sul-africano Sifiso Ndlovu e o norte-americano William Nice, que ofereceram ao papa as camisolas das suas equipas, devidamente "personalizadas" com o nome Francisco.

Marcaram também presença dirigentes do Centro Desportivo Italiano, entidade que organiza a iniciativa, em parceria com o Conselho Pontifício da Cultura e outros organismos da Igreja, acompanhados pela bola da final e o troféu para a equipa vencedora, para que fossem abençoadas pelo papa.

Com a Clericus Cup, que decorre pela 12.ª vez, o Centro Desportivo Italiano, que se inspira na «visão cristã» do ser humano, pretende colocar no «centro da atenção geral o desporto como instrumento de promoção humana e social», promovendo-o no interior das paróquias, «onde demasiadas vezes está ausente».

A iniciativa visa responder a esta carência «pela raiz»: «Fazer reentrar o desporto na experiência de vida de sacerdotes e seminaristas é a maneira mais sólida para que amanhã habite novamente os programas pastorais de paróquias e oratórios», refere a página do torneio, que começou a 24 de fevereiro.


Imagem Papa Francisco com jogadores da Clericus Cup | Vaticano, 23.5.2018 | D.R.


Imagem Papa Francisco com jogadores da Clericus Cup | Vaticano, 23.5.2018 | D.R.


 

SNPC
Imagem: Jogadores do Pontificio Collegio Urbano, os "Leões de África" | Centro Sportivo Italiano | D.R.
Publicado em 23.05.2018

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos