Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Francisco Louçã, Bagão Félix, Paulo Rangel falam sobre religião e economia em diálogo com crentes e não crentes

Francisco Louçã, Bagão Félix, Paulo Rangel falam sobre religião e economia em diálogo com crentes e não crentes

Imagem D. Manuel Clemente, João Paiva, António Barreto debatem sobre "Religião e Portugal" | Porto, teatro Rivoli, dezembro 2015 | Foto: Palavras no Tempo

O projeto "Palavras no Tempo", conjunto de debates em várias áreas em torno da relação entre religião e cultura, perspetivada em torno ao eixo “crença/não crença”, vai recomeçar com um ciclo dedicado a temas sobre religião e economia.

O 20.º encontro deste projeto, que marca o arranque da nova fase, reúne Francisco Louçã, professor catedrático de Economia e membro do Bloco de Esquerda, e Nuno Martins, docente na Católica Porto Business School.

A sessão marcada para esta sexta-feira, 20 de janeiro, reflete sobre "Religião e finanças", às 10h30, na Escola Secundária Clara de Resende, no Porto, com moderação de João Paiva, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, dinamizador das "Palavras no Tempo".

Maria Pilar González e Bagão Felix são os convidados do encontro agendado para 28 de março, sobre "Religião e trabalho", que terá lugar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, às 18h30.

O programa prossegue com "Religião e gestão empresarial", a 21 de abril, com as intervenções de António José Faria Lopes e António Neto da Silva, também às 18h30, na Universidade Católica da "Invicta".

Paulo Rangel e Rui Ferreira protagonizam a última sessão do semestre, sobre "Religião e o dinheiro", a 19 de maio, às 18h30, na Porto Business School.

No início do ano letivo, a 29 de setembro, "Religião e pobreza" é o tema que reúne, pelas 15h00, Eugénio Fonseca e Pedro Espanha na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

"Palavras no Tempo" «recria estilos de comunicação e diálogo de outros tempos, contextualizados à nossa realidade, carente ainda de efetiva reflexão e debate, apesar do ruído dos "media"», lê-se na página da iniciativa.

A ideia «tem a sua génese na obra “Educação, ciência e religião”, na sequência da qual se promoveram inúmeras sessões e debates que redundaram numa parceria entre a Universidade do Porto, a Universidade Católica e o Centro Nacional de Cultura, que patrocinam a ideia».

Além dos encontros previstos, qualquer instituição poderá formalizar a candidatura à co-organização de um evento, responsabilizando-se pela sua dinamização, organização e divulgação, assumindo, em casos a determinar, a deslocação e eventual alojamento dos conferencistas.

A página do projeto disponibiliza registos áudio dos encontros realizados, assim como fotografias das sessões e o calendário detalhado para 2017.



 

Rui Jorge Martins
Publicado em 16.01.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos