Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Fotografia, conferência, documentário, livro e música assinalam 30 anos da igreja dos Olivais

Uma missa presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, abriu a 17 de abril as celebrações dos 30 anos da dedicação a Deus da igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro dos Olivais Sul, em Lisboa.

O programa evocativo, composto por iniciativas que aliam a espiritualidade à cultura cristãs, prosseguiu no sábado com a inauguração da exposição "30 Anos, 30 Imagens, 30 Olhares”.

A mostra, composta por 30 fotografias realizadas por alunos finalistas do Curso de Comunicação Audiovisual da Escola Artística António Arroio, está patente nos espaços da igreja até 3 de junho.

«Quando nos desafiaram para sermos “lente” na apropriação deste edifício no presente momento (...), logo nos surgiu a intenção de, aliando a necessária prática técnico artística da aprendizagem se deveria envolver todos os alunos do 12º ano desta especialização, com os seus mestres, tornando-a um instrumento de partilha de pontos de vista estéticos e a devolver à comunidade», explica o diretor da instituição.

Os alunos revelam «novos olhares, novos horizontes» sobre «um equipamento ímpar ao dispor da comunidade que é a igreja de Nossa Senhora da Conceição», acrescenta Rui Madeira em texto enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, no qual cita Santo Agostinho: «O olho é a porta e mensageiro do coração».

«Que estas imagens estimulem as várias formas de usufruir a cidade, os seus equipamentos e edifícios, num contínuo de busca pela partilha de territórios comuns, ao serviço de todos e de cada um, procurando o que nos une, finalmente!», conclui o docente.



Implantada sobre uma pequena encosta, a igreja «caracteriza-se pela sua horizontalidade, procurando apresentar-se mais como uma estrutura ao serviço da comunidade do que uma referência arquitetónica dominante no território



Organizada pela Escola Artística António Arroio, Paróquia dos Olivais Sul e Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica, a exposição, com entrada gratuita, pode ser visitada no seguinte horário: segunda feira, 15h00-19h30; terça a sexta, 9h00-12h00, 15h00-19h30; sábado, 9h00-12h00, 15h00-17h00; domingo: 10h00-13h00, 17h30-19h30.

A agenda celebrativa, que «procura não só recordar a história recente» da igreja, «mas também promover novas memórias na comunidade que a habita», prossegue a 17 de julho , às 21h00, com a conferência e debate com o arquiteto Gonçalo Byrne.

No dia 21 de julho, igualmente às 21h00, é exibido um documentário sobre a igreja, e a 17 de outubro, à mesma hora, é lançado um livro.

A evocação do aniversário termina a 20 de outubro, pelas 21h00, com um concerto interpretado pelo Coro Regina Coeli que inclui a estreia de uma peça comemorativa, assinada pelo compositor Alfredo Teixeira.

Inaugurada a 17 de abril de 1988, a igreja de Nossa Senhora da Conceição - Olivais Sul resulta de um concurso por convites lançado em 1969 que foi vencido pelo arquiteto Pedro Vieira de Almeida (1933-2011).

«Dificuldades várias atrasaram significativamente o arranque da obra, cuja primeira pedra foi colocada apenas no dia 6 de janeiro de 1980», refere a paróquia.

Implantada sobre uma pequena encosta, a igreja «caracteriza-se pela sua horizontalidade, procurando apresentar-se mais como uma estrutura ao serviço da comunidade do que uma referência arquitetónica dominante no território, numa aplicação muito concreta dos princípios de inserção de uma igreja na cidade no pós-Concílio Vaticano II (1962-65)».

Três décadas após a dedicação, o projeto não está encontra totalmente concluído, aguardando-se a edificação da segunda fase, que corresponde ao centro paroquial.



Imagem D.R.

 

SNPC
Fotografias dos alunos do Curso de Comunicação Audiovisual da Escola Artística António Arroio
Publicado em 25.04.2018 | Atualizado em 26.04.2018

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos