Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Festival literário ibérico reflete sobre “A evocação de Deus na poesia”

Imagem Póster | D.R.

Festival literário ibérico reflete sobre “A evocação de Deus na poesia”

O primeiro Festival Literário de Querença (FLIQ), que começa hoje e se prolonga até domingo na aldeia do interior algarvio, vai contar com um painel, a realizar na igreja, sobre “A evocação de Deus na poesia”.

A sessão, marcada para as 15h00 de domingo, conta com a participação de Miguel Godinho, Pedro Tavares, Gabriela Rocha Martins e João Pereira, refere o programa publicado na página da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, promotora da iniciativa.

A igreja de Querença, que será um dos espaços abertos em permanência de apoio ao festival, a par das instalações da fundação e do Polo Museológico da Água, receberá também, na manhã de domingo, um concerto com um conjunto de flautistas.

Poesia, arte, animação cultural, apresentação de livros, conferências com escritores nacionais e estrangeiros, sessões de autógrafos, exposições, ateliês infantis, uma feira do livro, bem como a gastronomia, marcarão este encontro ibérico, que no primeiro dia será dedicado a autores andaluzes, no sábado a Casimiro de Brito, traduzido em mais de 20 línguas, e no domingo a poetas portugueses.

«O objetivo principal é o de celebrar a palavra em todas as suas formas - dita, lembrada, escrita, cantada, subvertida, dançada, repetida, encenada, discutida… e os seus protagonistas», lê-se na página da fundação.

A Câmara Municipal de Loulé realça que estarão presentes «mais de duas dezenas de poetas convidados, portugueses e espanhóis, que tomarão a palavra em diferentes espaços públicos da aldeia de Querença, conduzindo conversas em torno de questões centrais para a Literatura Portuguesa Contemporânea».

«Na conceção do FLIQ, foi decidido que em cada ano haverá um escritor homenageado. Nesta 1.ª edição, a decisão foi unânime, tendo recaído a escolha sobre o Poeta Casimiro de Brito, natural de Loulé com raízes em Querença, com uma extraordinária obra literária, em dimensão e em qualidade estética, e um percurso verdadeiramente universalista, que lhe valeu, por exemplo, a nomeação para Embaixador Mundial da Paz, em 2006», assinala a fundação.

Em 2016 assinalam-se 60 anos sobre a publicação dos primeiros textos de Casimiro de Brito, publicados no jornal “A Voz de Loulé”, onde fundou e dirigiu a página literária “Prisma de Cristal”.

Na freguesia de Querença, situada a 20 km do litoral, em região de transição entre o Barrocal e a Serra Algarvia, destaca-se a igreja de Nossa Senhora da Assunção, do séc. XVI, em cujo largo se realizarão igualmente atividades ligadas ao festival.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 05.08.2016

 

 

 
Imagem Póster | D.R.
Na freguesia de Querença, situada a 20 km do litoral, em região de transição entre o Barrocal e a Serra Algarvia, destaca-se a igreja de Nossa Senhora da Assunção, do séc. XVI, em cujo largo se realizarão igualmente atividades ligadas ao festival
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos