Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Festival de cinema ambiental em Portugal inspira-se no papa Francisco e convida bispo da Guarda

Imagem D.R.

Festival de cinema ambiental em Portugal inspira-se no papa Francisco e convida bispo da Guarda

O 21.º Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, CineEco, que decorre na Casa da Cultura de Seia entre 10 e 17 de outubro, vai ser inspirado na mais recente encíclica do papa Francisco, "Louvado sejas".

Os organizadores da iniciativa consideram que o documento «sobre o cuidado da casa comum» publicado em maio deste ano é «um importante manifesto que coloca pela primeira vez a Igreja Católica no centro do debate ambientalista e climático».

«A Encíclica é um documento extraordinário, que tem sido saudado por líderes religiosos, ambientalistas, investigadores, dirigentes de organizações internacionais e naturalmente inspirou a organização do CineEco 2015», sublinham.

O texto de Francisco, refere a nota de apresentação do festival, também «antecipa de alguma forma a discussão da Conferência Mundial sobre as Alterações Climáticas, em novembro próximo».

O programa do «único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental» apresenta cerca de 80 filmes, de 20 países, repartidos por várias secções competitivas, como as Longas e Curtas Internacionais, Séries e Documentários de Televisão, Longas e Curtas da Lusofonia e Panorama Regional.

As obras selecionadas «manifestam a preocupação e o reconhecimento da responsabilidade da mão humana no aquecimento global» e a necessidade de se mudar o «estilo de vida, para salvar o planeta».

As longas-metragens da Competição Internacional abrangem «filmes que advogam as várias ramificações da crise ambiental mundial, que são abordadas no texto do papa Francisco».

«Mudar o nosso estilo de vida», «substituição dos combustíveis fósseis», «biodiversidade», «água, energia e resíduos», «poluição do ar», «tecnologia» e «catástrofes naturais provocadas pelas alterações climáticas» são questões colocadas pela encíclica com tradução em vários filmes.

Entre as atividades paralelas inclui-se uma conferência sobre «alterações climáticas» com as intervenções de D. Manuel Felício, bispo da Guarda, Francisco Ferreira, da associação ambientalista Quercus, e Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O debate, moderado por Francisco Teixeira (Agência Portuguesa de Ambiente), realiza-se a 17 de outubro, às 14h30, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia.

O festival abre com a antestreia de "A hora do lobo", de Jean Jacques-Annaud, realizador de "Sete anos no Tibete", "O nome da rosa" e "O urso", filme que na semana seguinte chega às salas de cinema.

O filme de encerramento, "Muros e o tigre", da realizadora Sushma Kallam, é um documentário rodado na Índia que analisa a necessidade de equilíbrio entre progresso económico, a inclusão social, a defesa do ambiente e a integração da industrialização e agricultura de forma sustentável, temas que, direta e indiretamente, fazem parte da encíclica "Louvado sejas". 

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 01.10.2015

 

Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela - CineEco

 

 
Imagem D.R.
«Mudar o nosso estilo de vida», «substituição dos combustíveis fósseis», «biodiversidade», «água, energia e resíduos», «poluição do ar», «tecnologia» e «catástrofes naturais provocadas pelas alterações climáticas» são questões colocadas pela encíclica com tradução em vários filmes
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos