Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cinema: Festivais organizados pela Igreja consolidam presença em Itália e Espanha

Imagem

Cinema: Festivais organizados pela Igreja consolidam presença em Itália e Espanha

A sede do Pontifício Conselho da Cultura, no Vaticano, acolheu hoje a conferência de imprensa de apresentação da 18.ª edição do festival Tertio Millennio Film Fest, que decorre de 9 a 14 de dezembro, em Roma.

A iniciativa organizada pela Fundação “Ente dello Spettacolo”, com a parceria dos conselhos pontifícios da Cultura e das Comunicações Sociais, é apoiada por entidades ligadas à Sétima Arte, como a Cinemateca Nacional, a RAI (televisão) e o Projeto Cultural da Conferência Episcopal Italiana, entre outras.

Voltando a contar com alto patrocínio da Presidência da República, a mostra, dedicada ao tema “Fronteiras. Procurando uma imagem entre dois mundos”, vai ser inaugurada com a antestreia do filme “The president” e a presença do cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf, revela a agência italiana Sir.

O Tertio Millennio Film Fest «é uma prova da resposta às solicitações» que o papa Francisco «não se cansa de dirigir a todos, convidando-nos a habitar a fronteira», afirmou o presidente da fundação “Ente dello spettacolo” e do festival.

«Através dos filmes escolhemos narrar fronteiras fechadas, como as impostas pela ditadura», «burocracia», «crise financeira» e violência, bem como as que «condenam minorias inteiras à marginalização», vincou o padre Ivan Maffeis.

O objetivo da evocação destas fronteiras, concluiu o responsável, é não ceder à tentação de «considerar a fronteira uma barreira inultrapassável».

O festival privilegia obras que, com algumas exceções, dificilmente são acessíveis ao grande público nas salas de cinema por não terem distribuição ou por estarem excluídas do circuito comercial.

O programa, com exibições gratuitas, prevê a projeção de 15 títulos, entre os quais “A teoria do tudo”, filme de James Marsh sobre a vida do astrofísico Stephen Hawking, com Eddie Redmayne, Felicity Jones e Emily Watson, considerado um dos favoritos aos Óscares de 2015.

“Le dernier coup de marteau”, com a presença do realizador Alix Delaporte, “Court”, de Chaitanya Tamhane, e “Sivas”, de Kaan Mujedi, respetivamente vencedores do Leão do Futuro e do Prémio Especial do Júri no Festival de Veneza, e “The passage”, obra-prima do multipremiado cineasta italiano Roberto Minervini, serão igualmente exibidos.

Em cartaz estarão, ainda, “Juaja”, de Lisandro Alonso, e os documentários “Boko Haram – Converte-te ou morre”, de Riccardo Bicichi, e a antestreia de “Arquivo Secreto do Vaticano. Uma viagem na história”, de Lucas Doran, com produção do Centro Televisivo do Vaticano.

Na conferência de imprensa, em que esteve presente o bispo português D. Carlos Azevedo, delegado do Pontifício Conselho da Cultura, a atriz Maria Roveran recebeu o Prémio Revelação” de 2014, atribuído pela “Rivista del Cinematografo”, pelo seu desempenho no filme “In piccola patria”, de Alessandro Rossetto.

As restantes distinções atribuídas pela publicação vão ser entregues no dia 12 de dezembro, em cerimónia inserida no programa do festival.

Em Espanha, na paróquia do Bom Pastor, cidade de San Sebastián, começou no dia 14 a 5.ª edição do Ciclo de Espiritualidade no Cinema, com as projeções, também com entrada livre, a serem antecedidas por uma apresentação.

A lista de filmes inclui “A vida de Pi” (EUA, 2012), “Marcelino pão e vinho” (Espanha, 1954), “Hanna Arendt” (Alemanha, 2012), “Os coristas” (França, 2004), “Cartas a Deus” (França, 2009), “A bicicleta verde” (Arábia Saudita, 2012), “O mordomo” (EUA, 2013) e “Moscati, o médico dos pobres” (Itália, 2007).

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 21.11.2014 | Atualizado em 24.04.2023

 

 

 
Imagem
O objetivo da evocação destas fronteiras é de não ceder à tentação de «considerar a fronteira uma barreira inultrapassável»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos