Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Arquidiocese de Braga

Festa das Cruzes de Serzedelo

Na paróquia de Santa Cristina de Serzedelo, a 11 km de Guimarães, celebra-se desde tempos imemoráveis a Festa das Cruzes, que se realiza no primeiro domingo de maio.

São 16 cruzes latinas de carvalho ou castanheiro, espessura de 3,5 cm e altura máxima de dois metros. Cada uma cruz apresenta na face anterior símbolos litúrgicos e profanos, esculpidos de modo a permitir o preenchimento dos planos inferiores com flores naturais.

O sábado é dedicado ao “asseio” (ornamentação), realizado por oito a 10 mulheres, adultas, jovens e adolescentes. A uma família corresponde uma cruz.

Na manhã de domingo as cruzes são levadas para o adro da igreja, onde se colocam em nicho de pedra preparado para o efeito.

Após a missa celebrada às 8h00 sai a procissão do "Senhor aos Doentes", que em 2012 percorreu mais de sete km. Este ano o cortejo vai fazer um dos maiores percursos dos últimos 25 anos.

Foto

Todo o caminho da procissão é coberto por tapetes de flores. Na madrugada de sábado para domingo a comunidade envolve-se no arranjo floral.

Cânticos, orações e silêncio marcam o compasso processional, intercalado pela fanfarra dos escuteiros e pela banda musical.

Na casa de cada doente o pároco, depois de um breve momento de oração, dá a comunhão eucarística.

Foto

Centenas de fiéis incorporam-se na procissão. Nas ruas e caminhos da vila são muitos os que se aproximam para «ver o Senhor passar». As conversas dão lugar ao silêncio. Fica o olhar do encanto e do encontro.

Durante a tarde parte da tarde a ocorre a celebração da Via Lucis, que começa dentro da igreja matriz. Acende-se o círio pascal e, a partir deste, iluminam-se 16 velas que são transportadas por igual número de jovens até junto de cada cruz florida.

Foto

A procissão detém-se ao pé de cada cruz onde se assinalam os encontros com Cristo: Jesus Ressuscitado aparece a sua Mãe; o Ressuscitado aparece a Maria Madalena; o Ressuscitado aparece a algumas mulheres; o Ressuscitado aparece a Simão Pedro; o Ressuscitado aparece a Tiago Menor; o Ressuscitado aparece aos dois discípulos de Emaús; o Ressuscitado aparece pela primeira vez aos Apóstolos; o Ressuscitado aparece aos Apóstolos e a Tomé; o Ressuscitado aparece aos Apóstolos junto ao lago de Tiberíades; o Ressuscitado aparece aos Apóstolos antes da Ascensão ao céu; o Ressuscitado envia o Espírito Santo; o Ressuscitado aparece ao diácono Estêvão; o Ressuscitado aparece a Saulo a caminho de Damasco; o Ressuscitado aparece a sua Mãe e assume-a na glória do céu; o Ressuscitado aparece, glorioso, a João na ilha de Patmos; o Ressuscitado vai aparecer, pela última vez no fim do mundo.
A aclamação do Aleluia pascal é repetida por quem participa na procissão. Segue-se a proclamação de um trecho da Bíblia e uma oração. O ritual repete-se ao longo das 17 cruzes.

Foto Foto: http://oqueeuandei.blogspot.pt/

O cortejo regressa ao interior da igreja paroquial para a homilia. A missa prossegue como habitualmente.

A Cruz Gloriosa da Ressurreição é a cruz da caridade, da solidariedade e do serviço. A Cruz da missão para o serviço e o encontro com os outros.

Este ano a Via Lucis vai ser presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

FotoFoto: http://oqueeuandei.blogspot.pt/

 

FotoFoto: http://oqueeuandei.blogspot.pt/

 

FotoFoto: http://oqueeuandei.blogspot.pt/

 

Foto

 

Foto

 

Conceição Silva | Com SNPC
© SNPC | 17.04.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Foto: O Conquistador

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.