Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Falar às crianças

«A palavra sábia é aquela que, quando contada a uma criança, é entendida sem necessidade de explicações.»

Devo confessar que o público que me deixa mais embaraçado quando tenho que fazer um discurso ou uma homilia é o das crianças. Sem o falso “aprumo” ostentado pelos adultos, que também esconde as distrações, elas revelam de maneira explícita e sincera a sua atenção ou o seu tédio.

É por isso que as palavras a elas destinadas devem ter não só uma substância, mas também uma sabedoria expositiva: se se conseguir entretecer estes dois talentos, então acontecerá que também os adultos permanecerão envolvidos.

É isto que recorda o grande escritor espanhol Miguel de Unamuno (1864-1936) na frase que proponho hoje. A arte de comunicar é um pouco inata e um pouco (na verdade, muito) aprendida, e por isso tem de ser adquirida.

A improvisação – pelo menos em assuntos sérios – é sempre perigosa e, infelizmente, não é raro comprová-lo também nas homilias dominicais.

Os pais, se querem oferecer aos seus filhos um verdadeiro ensinamento, não devem contentar-se com as costumeiras boas palavras ou com a repreensão instintiva: as crianças são as primeiras a dar-se conta, deixando passar essas palavras como água sobre pedra.

O tema da comunicação alarga-se a todas as relações humanas, e eu gostaria de destacar a sua relevância com uma frase do filósofo alemão Hans Georg Gadamer, que morreu em 2002, aos 102 anos:

«A comunicação é o terreno no qual se joga toda a oportunidades de encontro entre os homens e dos homens com os acontecimentos, e portanto também o futuro da humanidade».



 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: evgeny atamanenko/Bigstock.com
Publicado em 29.08.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos