Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Colóquio

Faculdade de Teologia reflete sobre a história e a atualidade da ação do imperador Constantino na Igreja

O bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura, vai intervir no colóquio “Constantino (312-2012): O Império e a Cruz”, que a Faculdade de Teologia da Universidade Católica realiza a 11 de maio, em Lisboa.

A sessão começa às 15h30 com um painel dedicado aos temas “Constantino e a Igreja” (padre David Sampaio Barbosa), “O mito de Constantino” (frei Isidro Lamelas) e “O culto dos deuses em Roma no tempo de Constantino” (Pedro Falcão).

O colóquio que decorre no auditório 2 (edifício antigo) termina com a conferência de D. Carlos Azevedo, "Constantino: persistência de um paradigma na Igreja de hoje”, marcada para as 17h30.

Constantino, imperador romano entre 306 e 337, assinou em 313 o “Édito de Milão”, documento que ao determinar a tolerância religiosa concedeu ao cristianismo um estatuto semelhante ao dos cultos existentes ao tempo.

Em outubro do ano anterior Constantino havia entrado em Roma após derrotar o imperador Maxentius.

A batalha terá sido antecedida por uma aparição divina a Constantino, que prometia a vitória se o seu exército ostentasse o sinal da cruz nas vestes e emblemas.

A vitória de Constantino marca a aproximação do cristianismo ao poder político, que viria a acentuar-se profundamente nos anos seguintes.

 

Cartaz

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 19.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemConstantino

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página