Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Faculdade de Teologia-Porto anuncia cursos para 2016/17

Imagem Universidade Católica | Polo da Foz, Porto | D.R.

Faculdade de Teologia-Porto anuncia cursos para 2016/17

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa-Porto anunciou hoje os cursos que disponibiliza para o ano letivo de 2016/17, sublinhando o seu compromisso «no aprofundamento do diálogo entre fé e cultura e no reforço da afirmação do pensamento teológico no espaço público».

A instituição continua a promover «através da investigação e do ensino, o estudo da experiência, história e doutrina associadas à fé cristã e a apoiar a Igreja Católica na sua missão, formando os seus agentes pastorais», refere um comunicado enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Com propostas abrangentes», a Faculdade de Teologia «contribui também para o diálogo com as outras confissões cristãs, as demais tradições religiosas, os não crentes e o mundo da cultura», acrescenta a nota.

Com um plano curricular de três anos, a licenciatura em Ciências Religiosas, lecionada em regime de “b-learning”, alia a transmissão de conteúdos e avaliação de conhecimentos pela internet às aulas presenciais, que decorrem à sexta-feira, das 19h00 às 23h00, e aos sábados, entre as 8h30 e as 13h00.

Este curso «destina-se à formação científica de agentes pastorais e de docentes de Educação Moral e Religiosa Católica [EMRC] no âmbito do ensino básico e secundário», estando também aberto a portadores de outra habilitação de nível superior» que o poderão frequentar para admissão ao mestrado em Ciências Religiosas, em ordem à profissionalização em EMRC.

Por seu lado, o mestrado em Ciências Religiosas, igualmente em “b-learning”, divide-se ao longo de dois anos, com a componente presencial a decorrer à segunda-feira, a partir das 17h30 (1.º ano) ou das 19h00 (2.º ano) até às 23h00. O objetivo desta formação é proporcionar a profissionalização de docentes em EMRC.

O mestrado integrado em Teologia, com um plano curricular de cinco anos, lecionado em horário diurno (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h00, é frequentado por estudantes «que procuram uma sólida formação teológica, entre os quais se contam leigos e candidatos ao ministério ordenado e à vida religiosa».

Para abrir a um público mais amplo a lecionação regular do mestrado integrado em Teologia, do mestrado em Ciências Religiosas e do doutoramento em Teologia, foi criado o mestrado em Estudos da Religião.

«A cada candidato é atribuído um tutor com quem desenha, semestre a semestre, um curso coerente que corresponda aos seus interesses dominantes e que se traduzirá, por fim, numa dissertação», explica a Faculdade de Teologia.

Este mestrado contempla especializações em Estudos de História do Cristianismo, Estudos Bíblicos, História e Teologia das Religiões e Ética Teológica, sendo também reconhecido para efeito de progressão de carreira de docentes do ensino básico e secundário (grupos 200, 290 e 400).

Por fim, o doutoramento em Teologia destina-se a quem pretende «aprofundar a sua formação teológica e desenvolver uma investigação orientada, rigorosa e inovadora», possibilitando a continuação dos estudos aos detentores da licenciatura em Teologia (pré-Bolonha) e mestrado integrado em Teologia (pós-Bolonha), além de servir para progressão de carreira de docentes do ensino básico e secundário de EMRC.

Na primeira parte desta formação, correspondente ao 2.º grau canónico, está previsto um currículo de quatro semestres, lecionado às segundas e terças-feiras de manhã, seguido de dissertação. A segunda etapa corresponde à dissertação de doutoramento (3.º grau canónico).

As candidaturas iniciam-se entre 22 e 27 de junho, terminando a 10 de agosto, enquanto que a segunda fase se realiza de 22 de agosto a 7 de setembro. As aulas começam entre 12 e 16 de setembro.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 24.05.2016

 

 

 
Imagem Universidade Católica | Polo da Foz, Porto | D.R.
A Faculdade de Teologia «contribui também para o diálogo com as outras confissões cristãs, as demais tradições religiosas, os não crentes e o mundo da cultura»
No mestrado em Estudos da Religião cada candidato tem um tutor com quem desenha, semestre a semestre, um curso coerente que corresponda aos seus interesses dominantes e que se traduzirá, por fim, numa dissertação
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos