Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Teologia para todos: Faculdade revela propostas para 2017/18

Teologia para todos: Faculdade revela propostas para 2017/18

Imagem D.R.

Aprofundar o «diálogo entre fé e cultura» e reforçar a «afirmação do pensamento teológico no espaço público» constituem duas das prioridades da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, cujo núcleo do Porto revelou as propostas para o próximo ano letivo.

A licenciatura em Ciências Religiosas, com um plano curricular de três anos, é lecionada em "b-learning" (presença nas aulas e estudo assistido por computador, através da internet).

O curso, que concentra a componente presencial à sexta-feira (19h00-23h00) e ao sábado de manhã (8h30-13h00), «destina-se à formação científica de agentes pastorais e de docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no âmbito do ensino básico e secundário».

As duas fases de candidaturas decorrem de 26 de junho a 9 de agosto e de 21 de agosto a 6 de setembro. As aulas arrancam a 15 de setembro.

Com um plano curricular de cinco anos, lecionado em horário diurno (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h00), o mestrado integrado em Teologia «é frequentado por alunos que procuram uma sólida formação teológica, entre os quais se contam leigos e candidatos ao ministério ordenado e à vida religiosa».

A Faculdade confere a quem tenha frequentado com aproveitamento 180 créditos ECTS de unidades curriculares pré-definidas deste mestrado integrado o grau de licenciado em Ciências Religiosas.

As candidaturas realizam-se nos mesmos períodos previstos para a licenciatura em Ciências Religiosas e as aulas começam a 13 de setembro.

O mestrado em Ciências Religiosas, em regime de "b-learning", valoriza a componente pedagógica e destina-se à profissionalização de docentes de EMRC. A presença nas aulas está prevista para as segundas-feiras (1.º ano: 17h30-23h00; 2º. ano: 19h00-23h00).

Os candidatos podem inscrever-se de 26 de junho a 9 de agosto e de 21 de agosto a 13 de setembro. As aulas começam a 18 de setembro.

O mestrado em Estudos da Religião (1º grau canónico) «foi criado para abrir a um público mais amplo» a lecionação do mestrado integrado em Teologia, do mestrado em Ciências Religiosas e do curso de doutoramento em Teologia.

Podem candidatar-se ao os detentores de uma qualquer licenciatura que desejem estudar Ciências Religiosas nas seguintes especializações: Estudos de História do Cristianismo; Estudos Bíblicos; História e Teologia das Religiões; Ética Teológica.

«A cada candidato é atribuído um tutor com quem desenha, semestre a semestre, um curso coerente que corresponda aos seus interesses dominantes e que se traduzirá, por fim, numa dissertação de mestrado», explica a Faculdade de Teologia.

As aulas iniciam-se a 13 de setembro e as candidaturas ocorrem entre 26 de junho e 9 de agosto, e de 21 de agosto a 13 de setembro.

Destinado a quem pretende «aprofundar a sua formação teológica e desenvolver uma investigação orientada, rigorosa e inovadora em Teologia», o doutoramento é uma «oportunidade de continuação dos estudos para presbíteros e leigos com o 1.º grau canónico em teologia (licenciatura em Teologia pré-Bolonha ou mestrado integrado em Teologia pós-Bolonha)».

A formação reparte-se em duas etapas: o curso de doutoramento em Teologia (2.º grau canónico), com um currículo de quatro semestres, lecionado às segundas e terças-feiras de manhã, seguido de dissertação, e a dissertação de doutoramento (3.º grau canónico). 

O calendário das candidaturas é o mesmo do mestrado em Estudos da Religião e a lecionação começa a 18 de setembro.

A Faculdade de Teologia disponibiliza também a pós-graduação em Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica no 1º Ciclo, lecionada durante um ano às terças-feiras (19h00-23h00).

As candidaturas decorrem de 26 de junho a 1 de setembro, sendo os candidatos numerados por ordem de inscrição até um máximo de 30. As aulas iniciam-se a 19 de setembro.

A Fundação Secretariado Nacional de Educação Cristã apoia o pagamento das propinas a docentes de EMRC profissionalizados e em exercício de funções, cabendo a estes apenas o pagamento das taxas de candidatura e matrícula.



 

Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos