Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Arte e diplomacia: Exposição de pintura assinala 80 anos de relações entre Vaticano e Cuba

Imagem

Arte e diplomacia: Exposição de pintura assinala 80 anos de relações entre Vaticano e Cuba

Uma exposição do artista cubano Alfredo Sosabravo, Prémio Nacional de Artes Plásticas em 1997, está patente em Roma para assinalar os 80 anos das relações diplomáticas ininterruptas entre Cuba e a Santa Sé.

Patente até 17 de novembro num espaço pertencente ao Vaticano, a mostra, organizada pela embaixada de Cuba na Santa Sé e a galeria de arte italiana Bettini&Co Gallery, conta com o apoio do Conselho Pontifício da Cultura e instituições transalpinas.

Os visitantes poderão admirar 27 desenhos e esculturas, maioritariamente executadas nos últimos 15 anos, obras que narram o «mundo fantástico dos maias e dos astecas» em confronto com a atualidade, lê-se na página italiana "Arte Moderna".

«Um exemplo evidente é dado pela obra intitulada "Os homens crucificados", de 2014: a paisagem arcaica, colorida e populada de personagens típicas, é atravessada por notícias de jornais ou de imagens de automóveis», refere o mesmo sítio.

Alfredo Sosabravo (n. 1930) é pintor, desenhador, gravador e ceramista, tendo recebido, entre outras distinções, o doutoramento Honoris Causa pelo Instituto Superior de Arte de Havana, capital cubana.

Os vínculos entre a Santa Sé e Cuba estabeleceram-se em 1935, durante o pontificado de Pio XI, tendo-se mantido até hoje, não obstante as divergências de pontos de vista entre os dois estados.

O papa Francisco visitou o país latino-americano em setembro, depois de em dezembro de 2014 ter sido revelado o seu papel e o da diplomacia do Vaticano para o desanuviamento das relações entre Cuba e os EUA.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 09.11.2015 | Atualizado em 24.04.2023

 

 
Imagem D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos