Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Exposição de fotografia em paróquia aprofunda itinerário de Quaresma

A paróquia de Vera Cruz, na cidade e diocese de Aveiro, exibe até 4 de março uma exposição fotográfica de Ricardo Lopes sobre campos de refugiados, intitulada “Grécia: o Purgatório Europeu”, com «rostos, a preto e branco, cenas do quotidiano do sofrimento de quem é esquecido».

«A ideia é incomodar quem ali está ou passa, ajudar à relação entre a Eucaristia e a caridade, porque este ano é dedicado à caridade, e percebermos que a paróquia tem uma fraca sensibilidade sócio-caritativa da comunidade celebrante; esta pode ser uma reflexão para este tempo forte da Quaresma”, explica o pároco, P. João Alves.

Depois de expostas «na semana interculturas do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, do Serviço de apoio aos migrantes, refugiados e minorias étnicas, loja do cidadão, em escolas e em serviços de apoio aos migrantes e na universidade, as fotos saltam agora para as paredes, para os altares e até para a pia batismal da igreja», sublinha uma nota da paróquia enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Para ajudar a comunidade a aprofundar o sentido da Quaresma, é proposta outra iniciativa: cada paroquiano que vá ao bar da paróquia é convidado a refletir a fragilidade da doença «e escrever umas linhas num postal que depois é entregue em mãos por um dos diáconos da paróquia que colabora com a capelania do Hospital de Aveiro».

«Esta foi uma ideia dos jovens, que também querem marcar este tempo de forma diferente; é necessário estar atento aos outros, e a juventude é uma grande alavanca para esta atenção a dar, este serviço e disponibilidade. (…) Com estas iniciativas fomenta-se o diálogo e fecunda-se a caridade», frisa o P. João Alves.

As duas iniciativas pretendem «interpelar» os paroquianos e «incomodá-los de alguma forma com a fragilidade dos outros», acrescenta.



 

SNPC
Imagem: © Ricardo Lopes
Publicado em 10.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos