Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Exposição de fotografia e conferências destacam influência das festas do Espírito Santo

Exposição de fotografia e conferências destacam influência das festas do Espírito Santo

Imagem D.R.

O Serviço da Pastoral da Cultura da diocese de Angra vai associar-se à inauguração da mostra fotográfica “A festa do Divino na ilha Graciosa”, marcada para a noite do próximo sábado.

A exposição, que decorre no museu da Graciosa, «apresentará as festas do Espírito Santo vividas na ilha, desde as estruturas, passando pelos rituais de culto e pelas cerimónias de expressão religiosa», anuncia o diretor da Pastoral da Cultura açoriana, P. Ricardo Tavares.

A iniciativa é paralela à conferência que o responsável profere no mesmo local, às 21h00, no âmbito do ciclo que o Serviço Diocesano está a promover para destacar a relação entre as festas do Divino Espírito Santo e a ação social dos cristãos no mundo contemporâneo.

Na primeira parte da intervenção, o sacerdote aborda a «personalidade do Espírito Santo», que na tradição bíblica se revela «como pessoa através de símbolos, como a pomba, o fogo, a água, a imposição das mãos, o selo, o dedo, a unção, a nuvem e a luz». 

A dimensão social do culto ao Divino é o tema da segunda parte da conferência: «O Espírito Santo intervém, na história da salvação, como o "Pai dos Pobres", criando um mundo de oportunidades para todos e libertando-os do cativeiro de toda pobreza».

A palestra refletirá sobre «os temas da criação, da libertação do Egipto e da habilitação de Jesus e da Igreja com os dons do Espírito, para a recuperação do plano original de Deus sobre o destino universal dos bens».

Dois dias antes, quarta-feira, realiza-se um colóquio sobre o mesmo tema em Vila Franca do Campo, ilha de S. Miguel, que começa com as conferências do P. Ricardo Tavares (Pensamento bíblico), Piedade Lalanda (Igreja e sociedade) e José Reis (Mundo do trabalho).

A sessão, marcada para as 20h30 no salão paroquial da igreja matriz de S. Miguel Arcanjo, prossegue com a intervenção do público.

O P. Ricardo Tavares é um dos participantes na 13.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que a 3 de junho debate, em Fátima, o tema "'Out of the box': A relação dos jovens com a Cultura".



 

SNPC
Publicado em 23.05.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos