Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Exposição "Arquitetura & Arte" assinala 25 anos do santuário de Santo António

Os 25 anos da inauguração e bênção do santuário de Santo António, em Vila Chã, Vale de Cambra, vão ser assinalados com uma exposição «que, de uma forma singela, pretende celebrar a arquitetura e a arte de uma “casa de habitar”», que é a igreja.

A mostra «incidirá, não só sobre a arquitetura do espaço, mas também sobre os elementos artísticos e escultóricos, ao serviço do culto e da fé, como o Sacrário, os vitrais e a escultura de Santo António», refere uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A sessão de abertura, prevista para 13 de junho (data em que a Igreja católica evoca Santo António), às 11h00, conta com uma breve apresentação e enquadramento do espaço religioso na obra do arq.º Agostinho Ricca, autor do projeto de arquitetura e da pia batismal.

A conferência será conduzida pelo arq.º João Luís Marques, que tem estudado a vida e obra de Agostinho Ricca, estando também anunciadas as intervenções do então pároco, P. Joaquim José Moreira dos Santos, assim como do escultor Zulmiro de Carvalho, autor do sacrário.

Durante o encontro serão apresentados testemunhos e entrevistas, em registo audiovisual, com o pintor Domingos Pinho, autor dos vitrais, e o escultor José Rodrigues, autor da imagem de Santo António.

A iniciativa evocativa da inauguração do santuário, cuja data de dedicação ocorreu a 10 de janeiro de 1993, resulta de uma parceria entre a paróquia de Vila Chã, integrada na diocese do Porto, e o município de Vale de Cambra.

A exposição, a mais recente das iniciativas culturais programadas para assinalar o aniversário, como concertos e uma mesa redonda realizados em janeiro, está patente até 15 de julho.



Imagem Cartaz | D.R.

 

SNPC
Imagem: Santuário de Santo António, Vila Chã | D.R.
Publicado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos