Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Eusébio foi uma «lenda do futebol português»: Rádio Vaticano noticia morte do "Pantera Negra"

«Morreu Eusébio, lenda do futebol português»: é com este título que o site da Rádio Vaticano, em língua italiana, noticia a morte do jogador, ocorrida na madrugada deste domingo.

Na primeira frase do artigo, publicado pouco depois das 11h00 locais (menos uma no continente português), lê-se o seguinte: «Luto no mundo do desporto pela morte de Eusébio da Silva Ferreira, considerado o melhor jogador português de todos os tempos».

O jornal estreitamente ligado à Santa Sé refere que o jogador, que se notabilizou no Sport Lisboa e Benfica e ao serviço da seleção nacional portuguesa, refere a causa da morte, «paragem cardio-respiratória», aos 71 anos.

«Apelidado de "Pantera Negra", Eusébio era natural de Moçambique e tinha problemas de saúde desde 2012», recorda a Rádio Vaticano, que cita o Sport Lisboa e Benfica, clube em que jogou durante «15 anos».

Com a camisola encarnada, «Eusébio foi por sete vezes o melhor goleador do campeonato, contribuindo assim para a conquista de 11 títulos portugueses, cinco Taças de Portugal e uma Taça dos Campeões [Europeus], em 1962».

No mundial de futebol de 1966, em Inglaterra, Eusébio foi o melhor marcador, com 9 golos, refere o artigo, que revela informações sobre as cerimónias fúnebres, menciona a mensagem de condolências do primeiro-ministro português e o minuto de silêncio observado antes do início dos jogos.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 05.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Eusébio

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página