Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: "Estudos de iconografia cristã"

Imagem Capa (det.) | D.R.

Leitura: "Estudos de iconografia cristã"

A Fundação Manuel Leão apresenta esta quinta-feira, em Lisboa, o livro "Estudos de iconografia cristã", que reúne 16 ensaios assinados pelo bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura.

O conjunto de estudos «teve origem em colóquios, conferências, catálogos de exposições, artigos de revistas e outras iniciativas», explica o autor nas páginas iniciais do volume.

«Parto da convicção da absoluta necessidade do conhecimento das fontes literárias e teológicas, hagiográficas e espirituais para desenvolver o estudo da iconografia. No meu caso, confesso a visão crente e o sentido evangelizador que a arte religiosa comporta», acrescenta.

Os ensaios são unificados pela «paixão por desvendar o íntimo sentido dinamizador da arte em território português. Abrir portas para mais e melhor se conhecer e valorizar» o património existente em Portugal.

«Reunir estes trabalhos de diversa índole pode parecer reanimação de cadáveres, pretender manter vivo o que já passou ao esquecimento. Porém, antes de tudo se reduzir à poeira do tempo, deseja-se mostrar ainda pulsação, latente em olhares sobre figurações inovadoras ou relativas ao sentido de imagens persistentes», sublinha D. Carlos Azevedo.

Para o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, o livro oferece uma «viagem a um tempo sedimentada e sedutora sobre temas tão centrais quanto a iconografia da Trindade, do Espírito Santo, da Imaculada Conceição, da Natividade ou da Eucaristia».

No prefácio, António Filipe Pimentel faz também referência aos textos «mais localizados, como as representações de santos de grande devoção e centralidade representativa (como São Paulo, São Sebastião, Santo António, São Vicente, São João de Deus ou São Teotónio)» a par de «episódios bíblicos, como as Bodas de Caná - ou ainda de famílias religiosas, como é o caso dos santos agostinianos».

O livro, que inclui uma leitura dos quadros de Paula Rego na capela do Palácio de Belém, constitui um «fresco iconográfico» que rasga «espaço e luz sobre questões diversas, unidas todas por um fio interpretativo sempre sólido, alicerçado num permanente entrecruzamento de saberes», resultando numa obra «exemplar» em termos de «qualidade» e «rigor», bem como na «sóbria correção da narrativa».

António Filipe Pimentel valoriza especialmente «a inegável volúpia intelectual que ao leitor resulta do confronto raro com o investigador completo: o que alia ao rigor metodológico da História o saber sólido do domínio científico a que se dedicou».

O volume começa a ser expedido para os compradores a partir de 5 de maio, data em que está marcada a sua apresentação, na igreja da Madre de Deus, em Lisboa, às 17h30, com apresentação do diretor do Museu Nacional de Arte Antiga.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 02.05.2016

 

Título: Estudos de iconografia cristã
Autor: Carlos A. Moreira Azevedo
Editora: Fundação Manuel Leão
Páginas: 332
Preço: 80,00 €
ISBN: 978-989-8151-40-7

 

 
Imagem Capa (det. ) | D.R.
O livro, que inclui uma leitura dos quadros de Paula Rego na capela do Palácio de Belém, constitui um «fresco iconográfico» que rasga «espaço e luz sobre questões diversas, unidas todas por um fio interpretativo sempre sólido, alicerçado num permanente entrecruzamento de saberes», resultando numa obra «exemplar» em termos de «qualidade» e «rigor», bem como na «sóbria correção da narrativa»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos