Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Estreia absoluta de obras de Carrapatoso e MacMillan, sob direção de Joana Carneiro, encerra centenário de Fátima

Estreia absoluta de obras de Carrapatoso e MacMillan, sob direção de Joana Carneiro, encerra centenário de Fátima

Imagem

As obras "Salve Regina", de Eurico Carrapatoso, e "The Sun danced", de James MacMillan, vão ter estreias em absoluto a 13 de outubro, em Fátima, com Joana Carneiro a dirigir o Coro e Orquestra Gulbenkian.

As obras encomendadas aos compositores, a que se reúne um alinhamento mais vasto, serão executadas na basílica de Nossa Senhora do Rosário, às 18h30, com transmissão em direto para o recinto de oração do santuário. A orquestra será composta por 72 instrumentos e o coro por 32 cantores.

«Este singular concerto», que integra a sessão solene de encerramento do centenário das aparições, conta com a participação da soprano Elisabete Matos, anuncia uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Para "Sir" MacMillan, que partiu de uma investigação de campo feita em maio de 2015, «poder pensar com anos de antecedência sobre uma peça» é benéfico porque «as ideias tornam-se subliminares e subconscientes e como que trabalham subterraneamente».

«Eu acabo por escrever a música com uma grande preparação subconsciente. Por isso, a visita a Fátima foi vital», declarou o compositor, um dos 60 artistas convidados para a sessão de homenagem ao papa emérito Bento XVI, pelos seus 60 anos de ordenação sacerdotal, que se completaram a 29 de junho de 2011.

Eurico Carrapatoso foi distinguido em 2011 pela Igreja católica em Portugal com o prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, em parceria com a Renascença, e foi condecorado pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique em 2004. 



 

SNPC
Publicado em 08.09.2017 | Atualizado em 25.04.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos