Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Escola de Verão da Universidade Católica é dedicada à «humanização» e «arte de cuidar»

Escola de Verão da Universidade Católica é dedicada à «humanização» e «arte de cuidar»

Imagem teaf/Bigstock.com

Teologia, Filosofia e Saúde juntam-se na Escola de Verão que a Universidade Católica propõe de 5 a 7 de julho, em Lisboa, sobre «Humanização e cuidado. Da arte de cuidar».

«Este tema permite um estudo transdisciplinar de questões cuja importância e pertinência se revelam hodiernamente da maior urgência e são convite quer à reflexão quer à ação», assinala a nota de apresentação, enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Nas três sessões serão abordadas questões relativas à «fragilidade como condição de humanidade», ao «cuidado como mediação para a humanização» e à «procura de caminhos possíveis» para a acção cuja finalidade é a construção de formas de cuidado como instrumentos de humanização.

"O cuidado como poética cultural do encontro", "O cuidado como dinâmica de construção social", "A relação de ajuda como vínculo antropológico, "Cuidado como ato pedagógico", "O sentido da fragilidade humana na filosofia contemporânea", "A fragilidade como categoria teológica" e "Fragilidade humana e cuidado humanizador" constituem alguns dos temas dos dois primeiros dias.

Na última sessão os conferencistas centram-se em questões como "Humanização como condição terapêutica", "Economia como possível arte de humanização", "Humanização: o centro e as periferias", "Concretizar a humanização no quotidiano dos postos à margem" e "A humanização como finalidade da ONU". A jornada termina com a intervenção do diretor da Escola de Verão.

Entre os intervenientes encontram-se a reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil e o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, bem como Alfredo Teixeira, José Manuel Pereira de Almeida e Américo Pereira, que colaboram regularmente na página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A iniciativa, com inscrições até 4 de julho, é promovida pela Faculdade de Teologia e a Área Científica de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o Centro de Estudos de Filosofia (CEFi) desta última Faculdade, o Instituto de Ciências da Saúde, UNESCO Portugal e Cáritas Portuguesa.



 

SNPC
Publicado em 07.06.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos