Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Escola das Artes da Universidade Católica inaugura galeria de exposições

Escola das Artes da Universidade Católica inaugura galeria de exposições

Imagem Universidade Católica | Porto (Foz) | D.R.

Quinze artistas integram a primeira mostra da galeria de exposições da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa que vai ser inaugurada esta quinta-feira, no Porto.

O «projeto de produção e difusão cultural contemporânea» terá como responsável pela programação Baltazar Torres, que também é o curador da primeira exposição, intitulada "Input 6417", número que sinaliza a data de abertura.

António Olaio, Arlindo Silva, Carlos Lobo, Carlos Vidal, Dalila Gonçalves, Francisco Queirós, Isabel Ribeiro, José Maçãs de Carvalho, Manuel Santos Maia, Margarida Correia, Miguel Soares, Pedro Sousa Vieira, Pedro Tudela, Rita Magalhães e Vítor Joaquim são os criadores representados na primeira exposição.

«Com este projeto, a Escola das Artes assinala 20 anos de existência, marcados igualmente por outras iniciativas, das quais se destacam a renovação da sua imagem, ao cuidado do gabinete de design White Studio», refere a página da instituição.

O espaço expositivo «propõe-se desenvolver uma atividade multifacetada que traduza a matriz da Escola, na interseção de arte, ciência e tecnologia», dando continuidade a uma linha de ação «que procura refletir e debater os grandes temas da atualidade, através do confronto regular com a criação artística».

O intuito da galeria, localizada no "campus" da Foz, região oriental da "Cidade Invicta", não está «vocacionado apenas para o contexto universitário, dentro do qual emerge, mas, fundamentalmente, orientado para uma atuação crítica no quadro cultural e social contemporâneo».

A sala «destina-se à apresentação regular de artistas, e projetos académicos dos alunos, ex-alunos, professores de Som e Imagem e de Conservação e Restauro», bem como para a realização de encontros com artistas, curadores, produtores e gestores culturais, a par de concertos, manifestações performativas e apresentação de publicações.



 

SNPC
Publicado em 03.04.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos