Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"Entre tolerância e intolerância: o religioso no cinema"

Imagem Póster do filme "Lincoln" (det.) | D.R.

"Entre tolerância e intolerância: o religioso no cinema"

O Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa (Porto) está a organizar o terceiro ciclo de cinema religioso, em parceria com a paróquia do Salvador de Matosinhos, que acolhe as sessões

A edição deste ano, intitulada "Entre tolerância e intolerância: o religioso no cinema", em sintonia com a temática do Ciclo de 2016 do “Seminário de História Religiosa”, prossegue na sexta-feira com a exibição do filme "Lincoln", realizado em 2012 por Steven Spielberg, enriquecida com o comentário do historiador Luís Leal.

A seleção de películas pretende «ilustrar alguns exemplos de personagens e/ou eventos históricos significativos na compreensão mais alargada das dinâmicas relacionais (de conflito e/ou de convivência pacífica) entre homens/comunidades entre si, mormente no que respeita ao peso do fator religioso implícito a tais dinâmicas», refere o CEHR.

As sessões, com entrada livre e início às 21h00, começaram a 1 de abril com a primeira parte de "Santo Agostinho", realizado em 2010 por Christian Duguay, tendo-se seguido, uma semana depois, a conclusão da obra.

"Um homem para a eternidade" (Tomás Moro), de Fred Zinnemann (1966), e "Cruzada", do cineasta Ridley Scott  (2005), constituíram os filmes apresentados em maio e junho.

O programa prossegue a 3 de outubro, com "A sétima morada: A vida de Edith Stein", assinado por Marta Meszaros (1996), com comentário de Abel Canavarro, "Domingo sangrento, de Paul Greengrass (2002), a exibir no dia 7 de novembro, com enquadramento de José Pedro Angélico, e, por fim, a 5 de dezembro,  "Taxi", de Jafar Panah (2015), analisado por Arlindo Magalhães.

A visualização dos filmes é sempre precedida «de uma breve introdução/apresentação geral, a cargo de um comentador convidado para o efeito, finalizando-se a sessão com um breve tempo de diálogo-debate entre este e os participantes», assinala o CEHR.

 




 

Rui Jorge Martins
Publicado em 30.06.2016 | Atualizado em 17.07.2016

 

 
Imagem Póster do filme "Lincoln" (det.) | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos