Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: "Encarnação e imagem", ensaio sobre arte sacra, iconografia e iconoclastia

Imagem Capa (det.) | D.R.

Leitura: "Encarnação e imagem", ensaio sobre arte sacra, iconografia e iconoclastia

A reflexão teológica em português volta a estar em destaque na Paulus Editora, com o lançamento recente do livro "Encarnação e imagem - Uma abordagem histórico-teológica a partir dos três discursos de defesa das imagens sagradas de S. João Damasceno", assinado por Isabel Maria Alçada Cardoso.

A obra propõe um «ensaio teológico sobre a arte sacra, a iconografia e a iconoclastia, e a própria imagem de Cristo na história e na teologia», especialmente nos primeiros séculos da história da Igreja, refere uma nota de imprensa enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Na sessão de lançamento, realizada sexta-feira na igreja de Miraflores, Oeiras, o padre Henrique de Noronha Galvão, que prefacia o volume, lembrou que a importância da imagem para o cristianismo é um dos focos da obra, uma vez que para os cristãos «Cristo é a imagem de Deus visível».

O pároco da Sé de Lisboa, cónego Luís Manuel Pereira da Silva, professor de Liturgia na UCP, sublinhou que apesar dos perigos na adoração de imagens, como o da idolatria, a sua função «teológica, litúrgica e sacramental» contribui para a comunhão com os mistérios celebrados.

Por seu lado, o diretor editorial da Paulus Editora, padre José Carlos Nunes, realçou que a obra constitui um contributo importante para a teologia portuguesa e anunciou que o volume estará presente na feira internacional do livro de Frankfurt, que decorre entre 14 e 18 de outubro.

S. João Damasceno, padroeiro dos pintores, nasceu cerca do ano 675 em Damasco, na Síria. Culto e brilhante, torna-se conselheiro e amigo do califa, ou seja, o responsável que orientava a região.

Retirou-se para uma comunidade religiosa perto de Jerusalém, onde recebeu a ordenação sacerdotal. Devido à sua profunda preparação teológica, foi nomeado pregador na basílica do Santo Sepulcro.

Entre as suas obras incluem-se hinos e tratados sobre a Virgem Maria, destacando-se o compêndio de teologia "Fonte do conhecimento" e "Três discursos em favor das imagens sacras", contra o imperador Leão III, Isáurico.

Morreu entre 754 e 787. Ganhou o qualificativo de "S. Tomás [de Aquino] do Oriente" e foi proclamado Doutor da Igreja em 1890, pelo papa Leão XIII.

Isabel Alçada Cardoso (Coimbra, 1962) é licenciada em Engenharia Civil e em Ciências Religiosas, tendo obtido o grau de mestre em Teologia. Prepara atualmente o doutoramento em Teologia e Ciências Patrísticas no Instituto Patrístico Augustinianum, em Roma, como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

É docente da disciplina de Cristianismo e Cultura na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da UCP e do curso de especialização em Arquitetura de Igrejas (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, além de presidente do Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 06.10.2015

 

Título: Encarnação e imagem - Uma abordagem histórico-teológica a partir dos três discursos de defesa das imagens sagradas de S. João Damasceno
Autora: Isabel Maria Alçada Cardoso
Editora: Paulus
Páginas: 256
Preço: 14,00 €
ISBN: 978-972-301-8547

 

 
Imagem Capa | D.R.
Entre as obras de João Damasceno incluem-se hinos e tratados sobre a Virgem Maria, destacando-se o compêndio de teologia "Fonte do conhecimento" e "Três discursos em favor das imagens sacras", contra o imperador Leão III, Isáurico. Foi proclamado Doutor da Igreja em 1890
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos