Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Em 2116

Imagem D.R.

Em 2116

«Compro um bilhete de uma lotaria cujo prémio se reduz a isto: ser lido em 1935!» Esta frase torna-se incompreensível se não se explica que quem a escreve é o famoso romancista francês Stendhal, quando um século antes de 1935 (em 1835-36) está a compor a sua autobiografia, "Vida de Henry Brulard".

Experimentemos também nós fazer este mesmo exercício: o que será de nós, do nosso trabalho, da herança, da nossa casa e assim por diante em 2116? Talvez também a lápide do cemitério onde os nossos restos repousam esteja coberta de pó e incrustada.

Não é para ser enguiçador que, num domingo que, num domingo de sol como hoje, quis propor um olhar sobre o futuro. É só um saudável exercício de realismo que não se deve tornar dominante, porque de outra forma conduziria à indiferença ou ao desencorajamento, mas que não deve ser, de todo, exorcizado.

Píndaro, poeta grego do séc. V a.C., nas suas "Olímpicas", afirmava que «os dias que ainda estão para vir são os testemunhos mais sábios». Sim, porque no fim fazem sobreviver as memórias mais verdadeiras: quantos homens e mulheres de fama televisiva de hoje estarão daqui a pouco tempo (não é preciso um século) totalmente dissolvidos no esquecimento.

É por isso que Cristo insistia em que se adquirissem tesouros que desafiassem a ferrugem e a traça mas que estão registados no livro da vida de Deus e se chamam bem, amor, verdade. Mesmo se na memória humana se extinguem, permanecem no coração de Deus.

Permanece, por isso, sempre necessária a meditação sobre o nosso limite e a nossa caducidade: «Em todas as tuas obras lembra-te do teu fim e jamais haverás de pecar», advertia o bíblico Sirácida (7, 36).

 

D. (Card.) Gianfranco Ravasi
In "Avvenire"
Trad. / adapt.: Rui Jorge Martins
Publicado em 24.07.2016

 

 
Imagem D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos