Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Documentário "O padre das prisões" apresentado a 20 de fevereiro

Imagem O padre das prisões | D.R.

Documentário "O padre das prisões": Primeiro excerto

A equipa de produção do documentário "O padre das prisões", de Inês e Daniela Leitão (argumentista e realizadora), centrado na vida e ação do padre João Gonçalves, coordenador da Pastoral Penitenciária da Igreja católica, divulgou o primeiro excerto do filme ("trailer").

Com imagem de Ricardo Vieira, o documentário vai ficar disponível nas redes sociais a 20 de fevereiro, Dia Internacional da Justiça Social.

A 21 de fevereiro decorre a apresentação oficial, na Capitania de Aveiro, às 16h00, estando também previstas sessões de lançamento em Lisboa, Braga e Porto, ainda não agendadas.

«As pessoas presas não deixam de ser pessoas. Nós cá fora é que nos esquecemos disso com demasiada facilidade», sublinham as cineastas na nota de imprensa enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

João Gonçalves, da diocese de Aveiro, «é um padre de estatura pequena que dá passos certos até ao local onde recebe, individualmente, condenados ou presos preventivos na prisão de Aveiro. A roupa que usa cheira a cadeia e a reclusão», lê-se na sinopse.

«É um homem com um sopro de graça, de cabelo grisalho e olhar doce que entra nas prisões há 40 anos sem medo de quem lá vive. Diz que vê Cristo em homicidas e está à frente da maior estrutura da Igreja dedicada a presos, restituindo dignidade àqueles que todos os dias (quase) a perdem.»

O documentário procura responder a interrogações como estas: «Como é que Deus entra na prisão? Que rosto tem e do que fala? O que tem para contar o padre que se tornou a voz muda das cadeias? E que cadeias são estas que construímos e que estão cada vez mais cheias e cada vez mais pobres?»

«A vida do padre João Gonçalves ajuda-nos a não nos esquecermos que somos todos iguais», sublinham Inês e Daniela Leitão, que na banda sonora contam com a música "Que Deus", cedida por Boss AC.

Nascido há 70 anos, João Gonçalves foi ordenado sacerdote há 45; além da Pastoral Penitenciária, é adjunto do bispo diocesano (vigário episcopal) para a Pastoral Social, preside à Direção das Florinhas do Vouga, e é capelão do Hospital do Infante D. Pedro (Aveiro) e do Estabelecimento Prisional de Aveiro, entre outros cargos.

Inês e Daniela Leitão encontraram-se no Vaticano, a 19 de fevereiro de 2014, com o papa Francisco, a quem entregaram uma cópia do documentário "O meu bairro", igualmente centrado na ação da Igreja em Portugal, nomeadamente na vida de missionários num dos bairros «mais problemáticos» da periferia de Lisboa.



 

Rui Jorge Martins
Publicado em 15.02.2015

 

 

 
Imagem O padre das prisões | D.R.
«A vida do padre João Gonçalves ajuda-nos a não nos esquecermos que somos todos iguais», sublinham Inês e Daniela Leitão, que na banda sonora contam com a música "Que Deus", cedida por Boss AC
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos