Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Documentário "Durante o fim" revela «grande espiritualidade» de Rui Chafes

Documentário "Durante o fim" revela «grande espiritualidade» de Rui Chafes

Imagem "Durante o fim" | João Trabulo | D.R.

A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, exibe esta sexta-feira o filme "Durante o fim", sobre o universo artístico do escultor Rui Chafes, por ocasião do lançamento em DVD do documentário criado em 2003 e estreado comercialmente em 2011.

«Ele [Rui Chafes] é um artista com uma grande intensidade criativa, e sobretudo com uma grande espiritualidade que está em falta hoje em dia, em muitas vertentes da sociedade», declarou o realizador, João Trabulo, à Lusa.

O filme de 70 minutos mostra «o percurso que um artista tem de fazer, o esforço, a dedicação, a perseverança, misturado com o talento, para que se atinja a perfeição. Se é que isso existe”, acrescentou.

Rui Chafes «não anda só à procura de reconhecimento, preserva-se muito, não cede a algumas tentações de aparecer socialmente. Ele está sobretudo preocupado com o seu trabalho e deixar algo que tenha referências éticas, sociais e espirituais muito fortes», assinalou.

"Durante o fim" «é uma viagem ao universo artístico, interior e secreto, do escultor Rui Chafes. No ateliê, território de eleição do artista, percebe-se como tudo acontece: do barulho das máquinas ao silêncio que envolve a conceção e idealização de cada escultura, surgem sons, imagens e vozes de outros tempos», lê-se na sinopse do filme.

A rodagem acompanha também uma viagem até à Alemanha, «onde as obras de Tilmann Riemenschneider, Heirich von Kleist e Andrjei Tarkowski revelam as fontes de inspiração do escultor».

O documentário foi distinguido no Festival do Rio de Janeiro (2004), no New York Independent Film Festival (2004) e no Festival International du Film sur L’Art (2004) e no The European Union Countries Documentaries Panorama (2006).

A apresentação do DVD, marcada para as 18h00 na sala polivalente da Coleção Moderna, conta com a presença de Rui Chafes e João Trabulo.

O vídeo refere-se a uma exposição de Rui Chafes no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.









 

SNPC
Publicado em 25.05.2017 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos