Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Didaqué: o catecismo dos primeiros cristãos

A Paulus Editora publicou recentemente a "Didaqué", o catecismo dos primeiros cristãos.

Da introdução:

«Didaqué significa “instrução”, “ensino” ou “doutrina” e é também conhecida como a Instrução dos Doze Apóstolos. Trata-se de uma obra do fim do primeiro século, constituída por dezasseis pequenos capítulos de grande relevância histórica e teológica. Poderíamos dizer que é o primeiro catecismo cristão, o primeiro documento utilizado na catequese das comunidades nascentes.

Hoje considera-se que este texto foi compilado, na Palestina ou na Síria, a partir de diversas fontes escritas e orais, que retratam a tradição viva dos primeiros cristãos e das primeiras comunidades. Quanto à data em que foi escrita, os estudiosos dividem-se: uns colocam-na antes da destruição do Templo (entre 60 a 70 d. C.) e outros no período posterior (entre 70 e 90 d. C.). Teve, todavia, várias redações, que definem as etapas da catequese para os missionários no meio judaico-cristão.

A Didaqué possui uma parte doutrinária e outra litúrgica, o que nos permite hoje conhecer as práticas da Igreja nascente, das origens do Cristianismo. Permite-nos aprofundar como eram a iniciação cristã, as celebrações, a organização e a vida das primeiras comunidades. Este catecismo da Igreja primitiva é o testemunho vivo de como os primeiros cristãos se alimentavam da Palavra de Deus contida na Sagrada Escritura, transformando e interpretando os textos bíblicos em vista das suas necessidades e situações. Ao longo do texto notamos muitas referências aos textos do Antigo e do Novo Testamento.

A Didaqué já foi considerada «o documento mais importante da era pós-apostólica, a mais antiga fonte de legislação eclesiástica que possuímos» (Quasten). Exatamente por isso pode inspirar e auxiliar muito os cristãos do nosso tempo, principalmente neste caminho de valorização do que é essencial, de volta às origens. A preocupação de não se confundir com o ambiente pagão, de não se deixar manipular por oportunistas e falsos profetas, a necessidade de enfatizar a unidade e o testemunho, de valorizar os sacramentos e a oração, de respeitar a organização interna, etc., tudo isso mostra que o Cristianismo é um caminho a trilhar sempre e constantemente. Também não é um caminho que se faça sozinho, mas no qual temos o apoio de uma comunidade.»

 

In Didaqué, ed. Paulus
21.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

Didaqué
O catecismo dos
primeiros cristãos

Editora
Paulus

Ano
2013

Páginas
48

Preço
3,40 €

ISBN
978-989-301-553-9

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.