Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Projeto da Universidade Católica resulta na publicação do "Dicionário crítico de filosofia portuguesa"

Imagem Capa (det.) | D.R.

Projeto da Universidade Católica resulta na publicação do "Dicionário crítico de filosofia portuguesa"

A "Temas e Debates"/"Círculo de Leitores" lançou este mês o "Dicionário crítico de filosofia portuguesa", obra que nasceu de um projeto do Centro de Estudos de Filosofia (CEFi) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Coordenado por Maria de Lourdes Sirgado Ganho, o volume é constituído por biografias de 213 autores e sinopses das 58 obras mais representativas da tradição filosófica portuguesa.

Os investigadores de várias universidades portuguesas que colaboram no livro apresentam os traços mais importantes de pensadores e livros anteriores à fundação da nacionalidade até à atualidade.

A obra inclui também autores que, «não sendo portugueses pelo lugar do seu nascimento, em Portugal exerceram parte significativa da sua atividade filosófica», tendo deixado no país «a marca do seu ensino ou do seu pensamento».

«Este dicionário integra-se numa clara valorização da filosofia portuguesa, inequivocamente fundada na nossa tradição filosófica», refere a nota de apresentação do volume.

O trabalho pretende ser um contributo para «aprofundar» ou «despertar» para o «amor ao saber, que em Portugal desde sempre foi cultivado, mas nem sempre reconhecido».

«Somos otimistas e por isso acreditamos que o caminho seguido pode tocar no mais íntimo de cada um, orientando cada um dos leitores para esta bela aventura do refletir, do interrogar, do perguntar pelo sentido, de um modo radical», assinala a sinopse.

«Fazer o caminho da reflexão na companhia destes autores é, sem dúvida, um enriquecimento interior e, neste caso, pode ser um despertar para a aventura de existir e pensar a partir da lição dos textos», acrescenta o texto.

De acordo com o CEFi, o projeto abrangeu cinco rubricas - autores, obras, correntes, receção e conceitos -, que levaram à realização de «uma obra de referência para o conhecimento do pensamento filosófico português».

«Trata-se de um projeto inovador em Portugal, pioneiro, no modo como foi concebido, na constituição de um "corpus philosophicum" português a partir da identificação das obras mais representativas, dos conceitos, dos temas e dos autores que conformam a tradição filosófica portuguesa», aponta a instituição.

O Centro de Estudos de Filosofia propõe-se «investigar o fenómeno humano em todas as suas dimensões. Sem negligenciar a tradição filosófica, os investigadores do CEFi concentrar-se-ão nos debates contemporâneos (independentemente das diversas orientações filosóficas com que são levados a cabo), nos quais procurarão intervir numa perspetiva criadora e não apenas histórico-filosófica».

Maria de Lourdes Sirgado Ganho, é docente e investigadora na Universidade Católica desde 1983, é doutora em Filosofia, com a tese "Consciência e intersubjetividade em Jean Nabert", e mestre em Filosofia Contemporânea, com a tese "Existência e transcendência em Gabriel Marcel".

Autora de cerca de 80 títulos, tem lecionado Filosofia em Portugal, Antropologia Filosófica, Filosofia do Conhecimento, Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea e Ontologia.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 26.04.2016

 

Centro de Estudos de Filosofia - Universidade Católica Portuguesa

Título: Dicionário crítico de filosofia portuguesa
Coordenação: Maria de Lourdes Sirgado Ganho
Editora: Temas e Debates
Páginas: 816
Preço: 29,90 €
ISBN: 978-989-644-3504

 

 
Imagem Capa | D.R.
«Trata-se de um projeto inovador em Portugal, pioneiro, no modo como foi concebido, na constituição de um "corpus philosophicum" português a partir da identificação das obras mais representativas, dos conceitos, dos temas e dos autores que conformam a tradição filosófica portuguesa»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos