Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Depois de tantos anos

Imagem © Laiotz/Fotolia

Depois de tantos anos

«Depois de tantos anos ter ainda tanto a dizer, do mais fútil ao mais grave, sem andar a escolher, sem o desejo de deslumbrar ou de ser admirado. Que maravilha!» (François Mauriac).

Acontece-me também muitas vezes, como a muitos, encontrar casais antigos que chegam a ter às costas meio século de matrimónio, que atravessaram provas de todo o género, mas conservam intacta a alegria de estar juntos, de partilhar pequenas e grandes coisas, de se sentirem completos apenas se o outro está junto de si.

Vemo-los passear nos parques citadinos, apoiando-se com cuidado recíproco, prontos a partilhar não só as palavras mas também os silêncios. É esta a «maravilha» que descreve o escritor francês François Mauriac (1885-1970) no seu "Diário". Uma maravilha bem diferente e grandiosa em comparação com a dos casamentos de divas, jogadores de futebol ou príncipes, aureolados de publicidade, de riqueza, de alegria vulgar.

É-se muito pessimista hoje em dia quanto ao matrimónio e à sua duração, e talvez com razão. Mas isso acontece porque ele não é construído sobre fundamentos rochosos, a que aludia Jesus numa célebre parábola, mas sobre a areia do imediatismo dos sentimentos, dos contactos dos corpos, da superficialidade das relações.

Todavia, são muitos os casais sérios e generosos que testemunham as palavras de Mauriac com a sua vida. Naquela página, o escritor prosseguia com uma outra observação que é consoladora - basta apenas ter olhos atentos para a confirmar: «O amor conjugal que persiste através de mil vicissitudes parece-me o mais belo dos milagres, ainda que seja também o mais comum».

 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 28.09.2015

 

 
Imagem © Laiotz/Fotolia
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos