Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Curso livre de história e teologia da espiritualidade cristã divulga «riquíssimo património da Igreja»

Imagem

Curso livre de história e teologia da espiritualidade cristã divulga «riquíssimo património da Igreja»

«Na sabedoria dos espirituais que nos precedem encontramos graças específicas que nos podem ajudar a buscar Deus hoje, a encontrar um novo vigor, motivação e sentido na atividade orante e apostólica a que somos chamados.»

É com base nesta convicção que vai decorrer a partir de 10 de abril, em Lisboa, o primeiro módulo do Curso livre de História e Teologia da Espiritualidade Cristã, coordenado por Teresa Messias, professora da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

«O conhecimento do modo como Jesus se tem vindo a comunicar aos seus discípulos, o modo como estes têm aprendido a discernir os sinais da comunicação do seu Espírito e a responder-lhe com fidelidade criativa na sua história pessoal constitui um riquíssimo património da Igreja cristã», assinala o texto de apresentação da iniciativa.

Conhecer esta herança «não um regresso ao passado, uma perda de tempo ou uma atividade estéril, mas uma ferramenta operativa e formativa» que permite aprender «o chamamento pessoal» de Deus, refere a nota de enquadramento do curso, que se realiza semanalmente às sextas-feiras, das 18h00 às 20h15 (com intervalo de 15m), no convento dos Dominicanos, próximo da estação de metropolitano do Alto dos Moinhos.

"Génese histórica da 'teologia espiritual'", "Fundamentos de Antropologia cristã e Cristologia", "A Igreja Primitiva e os inícios da experiência espiritual cristã", "Espiritualidade da Igreja Antiga I: Martírio e virgindade" e "Espiritualidade da Igreja Antiga II: Padres do Deserto e o monaquismo" constituem os temas das primeiras sessões.

Os restantes cinco encontros, até 19 de junho, centram-se na "Espiritualidade na Idade Média I: Raízes agustinia"nas dum novo estilo de espiritualidade", "Espiritualidade na Idade Média II: São Bento e a matriz beneditina da espiritualidade cristã", "Espiritualidade na Idade Média III: A espiritualidade mendicante", ""A Baixa Idade Média: Hildegarda von Bingen, Julianne de Norwich" e "Os místicos renanos: Eckart, Ruysbroeck e Tauler".

O custo das participações é o seguinte: 10 sessões, 50 euros (pode ser pago em duas vezes), ou 40 euros (para estudantes); preço por sessão: 5 euros. No desdobrável pode ler-se, a este propósito: «Quem estiver presente a passar por dificuldades económicas terá uma situação especial. Que ninguém deixe de participar por motivos económicos».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 25.03.2015 | Atualizado em 26.04.2023

 

Informações e inscrições: cursolivreespcrista@gmail.com

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos